Dois novos desembargadores tomam posse no TJSP

        O Tribunal de Justiça de São Paulo empossou hoje (26) dois novos desembargadores pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Advogado: Eduardo Azuma Nishi e José Carlos Costa Netto. Foram preenchidas as vagas dos desembargadores José Luís Palma Bisson e Alberto Viegas Mariz de Oliveira, respectivamente. A cerimônia solene aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do TJSP.

        O presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, conduziu a solenidade acompanhado pelo vice-presidente, desembargador Eros Piceli; pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; e pelos presidentes das Seções, desembargadores Artur Marques da Silva Filho (Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Direito Criminal).

        O desembargador Roberto Mac Cracken foi o orador em nome da Corte. Destacou a sólida formação jurídica e a vasta experiência na advocacia dos novos integrantes do Tribunal. “Os nobres desembargadores estão plenamente habilitados e preparados para seu novo desafio de vida. São pessoas que têm o melhor nome na advocacia e, com certeza, terão na Magistratura.”

        Em seguida, a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ivete Senise Ferreira, falou em nome da Advocacia. Afirmou que a inserção de novos magistrados na Corte paulista, pelo Quinto Constitucional, significa avanço na pluralidade e heterogeneidade de sua composição. “Os novos desembargadores haverão de honrar a nova missão que lhes é confiada.”

        Os empossados agradeceram, emocionados, a todos os que ajudaram em suas trajetórias. “Tenho perfeita noção da relevância do trabalho a ser desenvolvido neste Tribunal e farei o melhor para o cumprimento satisfatório da honrosa missão que me foi destinada”, afirmou Eduardo Azuma Nishi. “Há 30 anos, compus a canção ‘Verde’ em parceria com Eduardo Godin. Peço licença para retomar a canção: Quis esse sonhador, aprendiz de tanto suor, ser feliz, num gesto de amor, mau país acendeu a cor. Verde, as matas no olhar. Verde perto, ver de novo um lugar. Ver adiante, sede de navegar. Verdejantes tempos, mudanças dos ventos no meu coração! Assim, 30 anos depois, agradeço a todos, a esta altura da minha vida, a oportunidade de recomeçar”, concluiu José Carlos Costa Netto.

        Ao encerrar a solenidade, o presidente Nalini lembrou que os desembargadores chegam recomendados por sua competência. “O Tribunal ganhou hoje dois homens bons. É importante que cheguem com o propósito de nos auxiliar a oferecer à população uma Justiça célere e de qualidade.”

        Também prestigiaram a cerimônia o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, representando o governador; o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Robinson Barreirinhas, representando o prefeito de São Paulo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez; o deputado federal Walter Ihoshi; os ministros aposentados do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Carlos Fernando Mathias de Souza e Massami Uyeda; o procurador Nelson Gonzaga de Oliveira, representando o procurador-geral de Justiça; o 4º vice-presidente e decano da Assembleia Legislativa, Antonio Salim Curiati; o subprocurador-geral da Área do Contencioso Geral, Fernando Franco, representando o procurador-geral do Estado de São Paulo; a defensora pública coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de 2ª Instância e Tribunais Superiores, Stéfanie Kornreich, representando o defensor público-geral; o vereador Mário Covas Neto; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica; o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados – Apamagis, desembargador Luís Fernando Nishi, representando o presidente; o membro do Conselho Consultivo e de Programas da Escola Paulista da Magistratura – EPM, desembargador Antonio Carlos Villen, representando o diretor; o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representando a Academia Paulista de Magistrados; o diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo, Marco Antonio Fanucchi, representando o presidente; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito dos Magistrados de São Paulo – Magiscred, Heraldo de Oliveira Silva; o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a esposa do desembargador Eduardo Azuma Nishi, Daniela do Valle Diniz, e os filhos Camila Otani Nishi, Tatiana Otani Nishi e João Antonio Suriani Nishi; a esposa do desembargador José Carlos Costa Netto, Tatiana Bória Librelato, e os filhos Débora Lefeure Costa Netto e Guilherme Lefeure Costa Netto, familiares, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores e convidados.  

 

        Trajetórias

        Eduardo Azuma Nishi – natural de São Paulo, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1983. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem pós-graduação MBA pela Business School São Paulo. Atuou na área do Direito Empresarial. Nomeado pelo 5º Constitucional – Classe Advogado, por decreto do governador, em 28 de maio deste ano.

        José Carlos Costa Netto – natural de São Paulo, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, turma de 1976. É mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo – USP. Atuou na área do Direito Civil. Nomeado pelo 5º Constitucional – Classe Advogado, por decreto do governador, em 28 de maio deste ano.

Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP