Comarca de Pitangueiras recebe sua 2ª vara

        Um fórum diferenciado. Quando as pessoas adentram no prédio se deparam com o Memorial da Justiça da Comarca de Pitangueiras. Folder e marcador de páginas são distribuídos para que os visitantes, ou os que necessitam dos serviços prestados pelo Judiciário, conheçam e ‘viajem’ pelo tempo. Não é só. Além das togas de ex-magistrados e integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, como a do ministro Sydney Sanches e a do procurador de Justiça Bernardo Ferreira Fraga, por todo o lado que se olha – inclusive no salão do júri – há frases que levam a reflexões. No folder o pedido: “seja mais um semeador do combustível da esperança de uma vida feliz para todos”. A visita monitorada mensal tem atraído muitas pessoas.

        Na última quinta-feira (14), além das imagens e dos objetos em exposição por toda a parte, o fórum esteve em festa. É que o Tribunal de Justiça de São Paulo instalou a 2ª Vara da Comarca de Pitangueiras, em solenidade que contou com a presença do presidente Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

        Pitangueiras integra a 6ª Região Administrativa Judiciária – Ribeirão Preto (6ª RAJ). Para o juiz diretor do fórum e titular da 1ª vara, Gustavo Muller Lorenzato, a instalação da nova unidade significa “a continuidade de nosso desenvolvimento e aprimoramento dos trabalhos”. A cidade possui cerca de 40 mil habitantes e mais de 36 mil ações em andamento. Segundo o magistrado, “a chegada da 2ª vara é um passo que deve ser seguido por outros, para que continuemos vencendo os desafios”. O novo ofício terá distribuição de processos diferenciada no início de seu funcionamento: nos primeiros quatro meses receberá três ações a cada uma da unidade mais antiga, e nos quatro meses seguintes duas por uma. Os jurisdicionados de Pitangueiras são atendidos por 48 funcionários entre os do quadro e os advindos de convênio com a prefeitura.

        Coube à juíza que assume a 2ª vara, Gabrielle Gasparelli Cavalcante, a fala inicial durante a cerimônia. A magistrada não deixou de externar sua imensa satisfação em assumir a vara em um local tão diferenciado e acolhedor. “Fiquei positivamente impressionada ao conhecer a Comarca de Pitangueiras e feliz em poder participar da história dessa comarca. Ao visitar a comarca pela primeira vez pude ver a existência de um museu nas dependências do fórum, uma excelente iniciativa que, sem dúvida, contribui para a preservação de nossa memória e para a construção de um futuro melhor. Achei muito interessante a iniciativa das visitas monitoradas por permitir a reflexão por parte da sociedade sobre o papel do Poder Judiciário. Mas acima de tudo, a questão que mais me chamou a atenção foi a mudança de paradigma proposta por essa comarca e isso se vê nitidamente neste tribunal do júri.”

        Para o presidente da 87ª Subseção da OAB Bebedouro, Mário Luiz Ribeiro, com a 2ª vara, o beneficiado será o cidadão. Também compartilha essa visão, o promotor de Justiça da Comarca de Pitangueiras, Leonardo Bellini de Castro, que no ato representava o procurador-geral de Justiça e o presidente da Associação Paulista do Ministério Público.

        Não menos satisfeito estava o prefeito João Batista de Andrade, que estava acompanhado da primeira-dama Sandra Carolina Romero de Andrade, ao destacar que Paulo Dimas era o primeiro presidente a visitar Pitangueiras depois da inauguração do fórum. “A Justiça tem muita influência na vida das pessoas.”

        Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJSP destacou a importância desse local tão humanizado, referindo-se, em especial, ao trabalho do juiz Gustavo Muller Lorenzato, que está em Pitangueiras há mais de oito anos, e do servidor Celso Henrique Moreira, responsável pelas visitas monitoradas. “São painéis inspiradores com valores de honestidade e paz. É um fórum muito bem cuidado, com servidores que nos receberam tão bem. Isso vem ao encontro do nosso objetivo: desde o primeiro dia de gestão temos trabalhado para melhorar o serviço judiciário. Isso nos encoraja, são pessoas assim que fazem um Judiciário tecnicamente diferenciado.“

        À cerimônia também estiveram presentes o presidente da Câmara, Manoel José da Costa Filho; o juiz diretor do fórum, Gustavo Muller Lorenzato; o juiz diretor da 6ª RAJ Ribeirão Preto, Luis Augusto Freire Teotonio; o coordenador adjunto da Associação Paulista de Magistrados na Circunscrição de Jaboticabal, juiz Rogério Tiago Jorge, representando o presidente da Apamagis e a diretoria do fórum, os juízes assessores da Presidência do TJSP Fernando Figueiredo Bartoletti (chefe do Gabinete Civil) e Sylvio Ribeiro de Souza Neto; o juiz diretor do fórum de Taquaritinga, Armenio Gomes Duarte Neto; o defensor público coordenador da Regional de Ribeirão Preto, Paulo Fernando de Andrade Giostri; o conselheiro estadual da OAB SP, Ricardo Rui Giuntini, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o delegado de Polícia de Pitangueiras, Plaucio Fernandes; a filha do desembargador Walter Xavier Homrich, patrono do fórum da Comarca de Pitangueiras, Sonia Homrich; o coordenador operacional interino do 43º BPM/I, capitão PM Fernando Carmello Silva, representando o comandante; o comandante da PM de Pitangueiras, 2º sargento PM Márcio Benedeti; o presidente da Câmara de Taquaral, Celso Antonio Ferreira; o vereador de Pitangueiras José Paulo Rodrigues, magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, servidores e cidadãos pitangueirenses.
         
        Mais fotos no Flickr.
        
        
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP