TJSP na Mídia: TV Globo noticia a campanha “Não se Cale”

Iniciativa é voltada à proteção de crianças e adolescentes.

 

O Bom Dia São Paulo, telejornal da TV Globo, e o portal G1 veicularam, nesta quarta-feira (13), matéria sobre a campanha “Não Se Cale”, lançada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para incentivar denúncias de abuso sexual e agressões físicas e psicológicas contra crianças e adolescentes durante o período de isolamento social decorrente do novo coronavírus, já que a maior parte dos casos ocorre no âmbito familiar. Em vídeos com o grupo Palhaços sem Juízo, o Setor de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas (Sanctvs) aborda o terma de forma lúdica. Assista:

  Diga não à violência infantil. Denuncie

Campanha contra abuso e violência infantil – Vídeo 1

- Campanha contra abuso e violência infantil – Vídeo 2

 

A reportagem conta que a ideia surgiu após a Corte paulista registrar queda no número de processos relacionados à violência contra menores desde o início da pandemia. Foram 235 ações no mês passado, contra 380 em abril de 2019, uma queda de quase 40%, dados que chamaram atenção e acenderam um sinal de alerta.

“Cerca de 70% dos casos de abuso sexual e violência contra criança acontecem dentro das casas, ou seja, no círculo familiar”, afirmou à reportagem a juíza idealizadora do projeto, Ana Carolina Della Latta Camargo, acrescentando que vizinhos, por exemplo, também podem denunciar.

A psicóloga judiciária Anna Christina Cardoso de Mello enfatizou que é possível perceber mudanças no comportamento de menores vítimas de violência. “Uma criança que não brinca, não fala muito, que está ao lado dos pais, mas se sente acuada. Qualquer comportamento que não seja comum ou esperado numa criança saudável pode ser um indicativo”, falou.

 

Como e onde denunciar

As denúncias podem ser feitas nos conselhos tutelares de cada região ou pelo Disque 100, para violações de direitos humanos, e também pelo 180, no caso de abusos sexuais. Os serviços funcionam 24 horas por dia e o denunciante não precisa se identificar. Outra possibilidade é a de recorrer a uma delegacia ou até mesmo chamar a Polícia Militar pelo 190 em caso de emergência.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP