Nuncio Theophilo Neto é empossado no cargo de desembargador do TJSP

Solenidade foi realizada virtualmente.

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, hoje (1º), a posse administrativa do desembargador Nuncio Theophilo Neto. A cerimônia virtual contou com a presença dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura: o presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o vice-presidente, desembargador Luis Soares de Mello; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe; e os presidentes das Seções, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (Direito Criminal), Paulo Magalhães da Costa Coelho (Direito Público) e Dimas Rubens Fonseca (Direito Privado), além de familiares e amigos do empossado, magistrados e servidores. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do TJSP no YouTube.
O discurso de Nuncio Theophilo Neto foi marcado pela gratidão à família, notadamente ao pai, de quem afirmou guardar “a valiosa lição de que o trabalho é a verdadeira forma de cumprirmos nossa missão terrena e de que sem ele não se justifica uma existência”, e à mãe, cujo carinho e atenção marcou sua existência: “se nesta oportunidade eu merecer palmas, são todas suas”. Reafirmou o orgulho pelos filhos, a gratidão aos irmãos e a eles dedicou o momento.
O mais novo desembargador destacou que mantém vivo e presente o espírito que permeou seu ingresso na carreira, de que o exercício da Magistratura “não se trata de uma mera profissão ou de uma destacada carreira de Estado, mas exige do juiz que seja verdadeiramente vocacionado, que seja humanista no sentido estrito do termo, nunca perdendo a noção de que sua decisão nas frias páginas dos autos dizem respeito a pessoas que por qualquer razão da vida enfrentam conflitos das mais variadas modalidades”. “Sempre busquei nesta longa trajetória pautar-me pelos eixos de justiça, avaliando os fatos e subsumindo-os à vontade da lei. Hoje, mais experiente, continuo firme no mesmo propósito”.
O desembargador Dimas Rubens Fonseca saudou o colega pela conquista alcançada: “Tenha certeza de que sua promoção enriquecerá muito o Tribunal de Justiça de São Paulo, sendo para todos nós um grande orgulho”. Já o desembargador Magalhães Coelho fez o que chamou de “ato de reconhecimento” pelo trabalho realizado por Nuncio Theophilo Neto na Sessão de Direito Público. “Sua manifestação nos faz lembrar que este caminho que percorremos até aqui é de mérito, mas não solitário. Neste momento, é importante ter o olhar da gratidão à família, amigos e à vida que nos possibilitou o estudo e o ingresso a esta carreira maravilhosa”, afirmou. O desembargador Guilherme Strenger também enalteceu o colega, “magistrado vocacionado, sempre dedicado, que brilhou em todas as comarcas por que passou e, também, como juiz substituto na Seção de Direito Público”.
O corregedor-geral Ricardo Anafe declarou que Nuncio Theophilo Neto é “um profissional respeitado, admirado e uma pessoa muito querida”. “Sei o quanto Vossa Excelência sempre lutou no âmbito acadêmico apoiando o Poder Judiciário e sempre foi um juiz fantástico, muito altivo e essa altivez é marcante no seu agradecimento aos pais”, asseverou. O vice-presidente Luis Soares de Mello, por sua vez, ressaltou a vida acadêmica do empossando. “Nuncio é um cidadão acadêmico de excelência, com um currículo invejável e um nome de quem temos muito orgulho. Com a qualidade profissional que tem, continuará a ser um grande magistrado, orgulhando o Judiciário e a sociedade.”
No encerramento da cerimônia, o presidente Pinheiro Franco disse que o magistrado engrandece o TJSP. “Saúdo Nuncio Theophilo Neto, nome já consagrado como magistrado de fina estirpe intelectual e moral e de quem tudo esperam as tradições desta corte: o sacrifício, o trabalho, o estudo das causas, o compromisso, o amor à causa pública, o respeito ao próximo e inteira dedicação aos que buscam para seus direitos doentes a cura da Justiça.” Pinheiro Franco afirmou que a posse do magistrado no cargo mais alto da Corte é “motivo de orgulho para os juízes de São Paulo” e que ela representa os magistrados “que bem sabem que a investidura em cargo de tamanha elevação é para que, por meio dele, o bem comum seja semeado na sociedade”. 
Prestigiaram a solenidade de posse o ex-presidente do TJSP desembargador José Roberto Bedran; o ex-corregedor-geral da Justiça desembargador Gilberto Passos de Freitas; os desembargadores e desembargadoras Carlos Eduardo Cauduro Padin (ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), Lígia Cristina de Araújo Bisogni, Roberto Nussinkis Mac Cracken, Fernando Antonio Torres Garcia (ex-presidente da Seção de Direito Criminal), James Alberto Siano, Claudia Grieco Tabosa Pessoa, Flora Maria Nesi Tossi Silva, Carlos Otávio Bandeira Lins, Carlos Fonseca Monnerat e Silmar Fernandes; o ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo Gianpaolo Poggio Smanio; o juiz assessor do Gabinete Civil da Presidência João Baptista Galhardo Júnior; o irmão do desembargador, Roque Theophilo; a filha Beatriz Theophilo e o filho Raphael Theophilo.

Trajetória
Nuncio Theophilo Neto - nasceu na capital paulista em maio de 1958 e é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, turma de 1980. Ingressou na Magistratura em 1989 e foi nomeado para a 42ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jaboticabal. Ao longo da carreira também trabalhou nas comarcas de Piracaia, Itapecerica da Serra (Foro Distrital de Taboão da Serra), Barueri e Capital, tendo sido removido para o cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2013. Assume a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Reinaldo Miluzzi.

  Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC e PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP