TJSP participa de seminário sobre inteligência artificial nos serviços públicos

Presidente Pinheiro Franco discursou em painel inaugural.

    O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, participou, na manhã desta sexta-feira (15), do painel inaugural do “Summit Inteligência Artificial para Saúde - compras públicas de inovação e inteligência artificial”. O seminário, que prosseguirá de 18 a 22 de outubro totalmente no formato virtual, reúne integrantes do setor público, sobretudo da área da saúde, para debater sobre as compras públicas de inteligência artificial, sua implementação e os papéis que cada entidade pode exercer ao longo do processo. Promovido pelo Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InovaHC), o painel inaugural foi realizado presencialmente no Instituto de Radiologia do HC-FMUSP (InRad), com transmissão ao vivo pelo canal oficial do InovaHC no YouTube.
    A abertura oficial do encontro contou com a presença de representantes do HC-FMUSP, do Executivo federal e estadual e do Poder Judiciário. O subprocurador-geral de Justiça, Arnaldo Hossepian Junior, coordenador científico do evento, ressaltou que o correto emprego da inteligência artificial pode trazer inestimável benefício à sociedade. “A máquina bem trabalhada pode fazer um diagnóstico mais preciso e reduzir a fila de espera para atendimento, que perturba toda a sociedade brasileira.”
    O presidente Pinheiro Franco abordou a busca e emprego de inovações tecnológicas no âmbito da Corte paulista, citando o laboratório de inovação do Tribunal, o INOV@TJSP, criado em 2019 para elaboração de propostas de melhorias dos serviços de prestação jurisdicional e de soluções para problemas administrativos. “Ao Poder Judiciário, não raras vezes, são trazidas à deliberação questões de responsabilidade civil, regulatórias e contratuais cujo objeto é a encomenda tecnológica as quais, quando envolvem questões de medicina e saúde, trazem consigo uma complexidade e sensibilidade ainda maior.”
    O desembargador concluiu seu discurso parabenizando os organizadores do evento e destacando: “estejam certos que a inteligência artificial e a robotização (ambos aplicados no Poder Judiciário) e outros meios que virão, representam o caminho certo para que possamos, nas nossas áreas de atuação, prestar um serviço competente e seguro para o cidadão”.
    Representantes das demais instituições presentes também falaram sobre suas impressões com o uso da inteligência artificial e outras inovações tecnológicas. O procurador-geral da Justiça do Ministério Público de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, ressaltou a importância da ferramenta nas pesquisas de jurisprudência e, também, na gestão da instituição, trazendo eficiência e economia. “A inteligência artificial trouxe a possibilidade de nos tornarmos mais eficientes para a população”, frisou. Para o defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antonio Fiorentino Junior, os avanços tecnológicos no serviço público não podem perder de vista a considerável parcela da população que ainda é vítima da exclusão digital. “O usuário da Defensoria Pública, assim como os que procuram serviços do HC, é o que ainda dá passos na inclusão digital.”
    Também participaram da abertura do seminário o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas; o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; a presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheira Cristiana de Castro Moraes; a procuradora geral do Estado, Maria Lia Pinto Porto Corona; o superintendente do HC-FMUSP Antonio José Pereira; o presidente do InovaHC, Giovanni Guido Cerri; o diretor de equipe do InovaHC, Marco Antonio Bego; o diretor da FMUSP, professor doutor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; a diretora clínica do HC-FMUSP, professora doutora Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (Abimed), Fernando Silveira Filho.

     Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC (reprodução e arte) / MPSP (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP