OE julga constitucional lei que institui política de proteção à saúde bucal a hospitalizados em Santo André

Iniciativa parlamentar não fere separação de Poderes.

    Em sessão realizada na última quarta-feira (24), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo declarou, de forma unânime, a constitucionalidade da Lei Municipal nº 10.408/21, de Santo André, que institui a “Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada” nas unidades médicas da cidade, incluindo aquelas de tratamento intensivo.
    O projeto teve iniciativa parlamentar e foi objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pela Prefeitura de Santo André, por suposta violação ao princípio da separação de poderes previsto na Constituição Federal e Estadual. Segundo o colegiado, no entanto, não há qualquer irregularidade na origem ou no trâmite legislativo por parte da Câmara Municipal.
    “Oportuno observar, ainda, que a iniciativa legislativa em questão apenas estabelece os parâmetros gerais para criação de uma política pública, sem interferir na esfera de atos de direção superior, tampouco aqueles ordinários e típicos de Administração, organização ou funcionamento de órgãos do Poder Executivo”, apontou o relator do acórdão, desembargador Jarbas Gomes.
    Com base em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o colegiado também afastou a alegação de inconstitucionalidade pela falta de indicação das fontes de custeio para a implantação do programa.

    Adin nº 2268886-04.2021.8.26.0000

    Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Internet (foto)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial
    
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP