InspirAÇÕES: Servidor conquista Prêmio Literário José Saramago de 2022

Obra de Rafael Gallo será publicada no próximo ano.

 

        Escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e apontando como um dos mais promissores escritores brasileiros: essa é a história de Rafael Gallo, de 41 anos, vencedor do Prêmio Literário José Saramago de 2022. O livro, Dor Fantasma, tem previsão de publicação no primeiro trimestre de 2023 e será editado para o Brasil, Portugal e outros países lusófonos.

        Rafael trabalha no 3º Ofício da Fazenda Pública da Comarca de São Paulo. É formado em música, com mestrado em audiovisual, e entrou no TJSP em abril de 2016. Já era um autor premiado antes do ingresso no Tribunal. “Eu sempre trabalhei com música, tinha esse lado artístico e escrevia alguns textos, mas sem planos de ser escritor. Em 2012 juntei alguns contos e montei o livro Réveillon e outros dias, para enviar para editoras e participar de concursos. Ganhei o prêmio Sesc de Literatura, para escritores inéditos, e também fui finalista do Jabuti”, conta o escrevente e autor.

        Como parte da premiação, seu primeiro livro foi publicado por uma grande editora, uma realização pessoal para Rafael e um fato que mudou sua vida. A partir daí, buscou formas para desenvolver ainda mais seu lado criativo. Foi nesse momento que a aprovação em um concurso público se tornou uma de suas metas. “Trabalhava com música e era tudo incerto. Fazia muitas coisas diferentes ao mesmo tempo, que me ocupavam e tiravam o foco. Precisava de um bom emprego, estável, seguro, para ter a tranquilidade de escrever nas horas vagas”, conta. Ainda antes da posse no TJSP publicou o romance Rebentar.

        Dor Fantasma, obra vencedora Prêmio Literário José Saramago deste ano, conta a história de um pianista clássico que busca atingir a perfeição e despreza tudo que não o seja. Professor rude com seus alunos, tem uma vida conjugal fracassada e um filho com deficiência. Às vésperas de uma turnê pela Europa, onde espera receber todo reconhecimento que acredita merecer, sofre um acidente e tem a mão amputada. O fato acaba com possibilidade de ser o grande pianista que sempre sonhou e, por não conseguir lidar com a situação, entra em uma espiral negativa.

        Rafael Gallo conta que sua inspiração na literatura brasileira vem de clássicos autores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Mario de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, além de nomes mais recentes, como João Carrascoza, Adriana Lisboa, Maurício de Almeida e Andréa del Fuego. Também se inspira em nomes portugueses como José Luís Peixoto, Dulce Maria Cardoso, Valter Hugo Mae, Bruno Vieira Amaral, Gonçalo Tavares e Inês Pedrosa.

        O Prêmio Literário José Saramago foi criado com intuito de celebrar a conquista do Nobel de Literatura pelo renomado escritor português e tem como objetivo defender a língua portuguesa e estimular o surgimento de jovens escritores. Em 12 edições do prêmio, Rafael Gallo é o quarto brasileiro a vencer, escrevendo seu nome ao lado de nomes como Adriana Lisboa, Andréa del Fuego e Julián Fuks.

 

        Comunicação Social TJSP – GC (arte) / KS (foto) / AD (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial

        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial

        www.flickr.com/tjsp_oficial

        www.instagram.com/tjspoficial

        www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP