Desembargador Fernando Antonio Ferreira Rodrigues é homenageado na última sessão antes da aposentadoria

Decano da 4ª Câmara de Direito Público.
 
O desembargador Fernando Antonio Ferreira Rodrigues foi homenageado em sua última participação na 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, a exemplo do que aconteceu na sessão da última quarta-feira (31) do Órgão Especial. O magistrado, que se aposenta após mais de 47 anos de carreira, recebeu os cumprimentos de diversos amigos em solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e convidados.
O presidente abriu a sessão enaltecendo as qualidades do magistrado. “Foi um grande marco neste Tribunal. Seus acórdãos sempre foram verdadeiras lições no Direito Público”, afirmou o desembargador Ricardo Anafe, sem deixar de ressaltar outras virtudes do homenageado. “É uma pessoa absolutamente leal, confiável, afável e dedicado à família e aos amigos. Fará muita falta ao Tribunal de Justiça por suas decisões e colocações”, completou.
Integrantes da 4ª Câmara também prestaram suas homenagens. “Um magistrado que, para além do relacionamento pessoal, propiciava sempre apoio e auxílio certos aos colegas da Câmara, tornando mais fácil e seguro para nós o ofício judicante”, afirmou o desembargador Ricardo Santos Feitosa. “Uma honra ter trabalho e vivido com Vossa Excelência. Durante todo esse tempo pude observar que é extremamente humano, um exemplo de competência e lealdade, que reúne as melhores qualidades de um magistrado”, disse o desembargador Osvaldo Magalhães Júnior. “Quero desejar-lhe sucesso em todas as situações em que tiver que decidir, porque quando Vossa Excelência decide, nunca é pessoalmente, mas, sim, compreendendo todas as circunstâncias da nossa existência”, declarou o desembargador Paulo Barcellos Gatti. Também integram a 4ª Câmara os desembargadores Ana Luiza Liarte e Jayme Martins de Oliveira Neto.
Com o uso da palavra, Fernando Antonio Ferreira Rodrigues fez um balanço das quase cinco décadas de exercício da magistratura. “Passei os dias mais felizes da minha vida neste Tribunal de Justiça. Convivi com magistrados da mais alta capacidade intelectual. Tudo o que vivi e conquistei até hoje foi graças ao Judiciário, sempre atuando com serenidade e independência na solução de conflitos que me foram submetidos”, disse o desembargador. Por fim, ele agradeceu o apoio de amigos, servidores e, sobretudo, seus familiares, representados na solenidade pela esposa, Mariangela Tognini Ferreira Rodrigues, e pelo filho, Gustavo Fernando Tognini Rodrigues. “Sinto tristeza por perder o convívio semanal, mas tenho a impressão de que cumpri meu dever da melhor forma possível”, concluiu.
Também prestigiaram a sessão os integrantes do CSM, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado) e Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público); o desembargador Fermino Magnani Filho; o juiz Rafael Carmezim Camargo Neves; o procurador de Justiça Gilberto Nonaka; magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados, defensores públicos, servidores e demais presentes.
 
Fernando Antonio Ferreira Rodrigues – Nasceu na cidade de São Paulo (SP), em agosto de 1948. É bacharel em Ciências e Letras pela Fundação de Educação e Cultura do ABC e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1972. Ingressou na Magistratura em setembro de 1975, nomeado para a 34ª Circunscrição Judiciária, com sede em Piracicaba. Nos anos seguintes judiciou nas comarcas de Guararapes, Santo André e na Capital. Passou a integrar o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo em 1991. Foi promovido ao posto de desembargador em 2002.
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:
 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP