Órgão Especial do TJSP homenageia desembargador Fernando Antonio Ferreira Rodrigues

Magistrado se aposenta após cinco décadas.

 

Os integrantes do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo em uníssono expressaram, hoje (31), publicamente, todo o carinho e admiração que sentem pela figura do desembargador Fernando Antonio Ferreira Rodrigues, que participou de sua última sessão no colegiado antes da aposentadoria.
A poucos meses de completar 48 anos de Magistratura, o homenageado foi saudado inicialmente pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, que elencou os diversos predicados humanos e profissionais do amigo, lembrando da qualidade dos votos proferidos no OE. “É a mais plena demonstração de conhecimento, de pesquisa, de dedicação e de comprometimento com o Poder Judiciário”, afirmou. “Fernando Antonio Ferreira Rodrigues é um exemplo para todos os juízes. É uma pessoa extremamente humana, no sentido dos sentimentos mais próprios de generosidade e tratamento lhano. É uma pessoa fantástica”, declarou.
Em seguida, o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, fez coro à homenagem. “O Fernando é um exemplo de competência e, sobretudo, lealdade”, disse. “É um homem que nasceu talhado para ser juiz, mercê de seu equilíbrio e sua absoluta coerência”, frisou. O vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, afirmou que o homenageado fará falta ao Órgão Especial. “Sempre vou me socorrer dos votos deixados pelo Fernando, que são primorosos”, contou, destacando também a humildade do colega. “É uma pessoa que não gosta de aparecer, mas acaba aparecendo pela qualidade de seus votos”, afiançou.
Diversos integrantes do OE pediram a palavra para darem seu testemunho sobre o colega. O desembargador James Siano contou que foi escrevente de sala do homenageado no início da carreira. “Que todos possam seguir seu exemplo, não só como juiz, mas como pessoa também”, disse. “O magistrado pode se despir da toga, mas a toga jamais deixará sua alma – e Vossa Excelência é o retrato do que estou falando”, afirmou o desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes. A desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani lembrou que Ferreira Rodrigues foi um grande incentivador de sua decisão de se candidatar ao OE. “Ele se agiganta quando fala, sem precisar elevar a voz”, notou ela. “Se há alguém que pode ser apontado como uma unanimidade no Tribunal, arriscaria-me a dizer, sem nenhum medo de errar, que Ferreira Rodrigues é um deles”, declarou o desembargador Décio de Moura Notarangeli. Para o desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan as intervenções do homenageado nos debates sempre foram equivalentes a uma “luz no fim do túnel”, de alguém com um “pendor inigualável para buscar o justo e o correto”. A desembargadora Silvia Rocha agradeceu a “honra de conhecer seu trabalho e a honra de conhecer um verdadeiro homem de bem”.
O desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto falou com a propriedade e a emoção de quem conhece o homenageado há mais de sessenta anos, antes mesmo de entrarem no Tribunal. “O sentimento começa a me tomar o espírito, mas vou deixar um grande abraço ao Fernando, que ele seja muito feliz nessa nova fase da vida”, disse. O procurador de Justiça Mário Antonio de Campos Tebet afirmou ser testemunha da veracidade de tudo que foi dito até então pelos magistrados. “Os votos do desembargador Ferreira Rodrigues nãos só resolviam as questões intrincadas que eram julgadas, mas eram também verdadeiras lições”, contou.
“Não vou negar que há uma parte de tristeza, mas me conforta o fato de que procurei dar sempre o melhor de mim”, afirmou o desembargador Fernando Antonio Ferreira Rodrigues em seu discurso de despedida. “Orgulho-me de pertencer a esse Tribunal, senhor presidente. Aqui encontrei, conheci e convivo com juízas e juízes da mais elevada capacidade”, rememorou. Ele agradeceu à família, magistrados e servidores da Justiça pelo apoio durante a carreira. “Chego ao término da minha função judicante sem lamentações, consciente de que é preciso ceder lugar aos mais novos, que por certo virão com novas ideias e saberão manter elevado o nome e o prestígio desta Corte de Justiça”, refletiu. “Mantenho a mesma fé na Justiça da minha terra e nos homens e mulheres que a representam”, concluiu.
Ao longo da sessão os desembargadores continuaram a se manifestar em tributo ao colega.
Também prestigiaram a solenidade o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o procurador de Justiça Moacyr Antonio Ferreira Rodrigues, irmão do homenageado; os familiares do desembargador Ferrera Rodrigues: a esposa Mariangela, a filha Fernanda e o genro Luigi; e os servidores da Justiça July, Nelson, Leandro, Tirza, Miriam, Gustavo, Edvan e Fernando, que trabalharam com o magistrado.

 

Fernando Antonio Ferreira Rodrigues – Nasceu na cidade de São Paulo (SP), em agosto de 1948. É bacharel em Ciências e Letras pela Fundação de Educação e Cultura do ABC e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1972. Ingressou na Magistratura em setembro de 1975, nomeado para a 34ª Circunscrição Judiciária, com sede em Piracicaba. Nos anos seguintes judiciou nas comarcas de Guararapes, Santo André e na Capital. Passou a integrar o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo em 1991. Foi promovido ao posto de desembargador em 2002.

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP