Estudantes de Direito da Faculdade de Boituva realizam júri simulado no TJSP
Atividade aproxima alunos da prática jurídica.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na quarta-feira (10), estudantes do curso de Direito da Faculdade de Boituva para julgamento simulado. A atividade foi realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça - local onde ocorreram julgamentos emblemáticos entre 1927 e 1988 – e proporcionou aos alunos a prática dos conhecimentos aprendidos em sala de aula, como técnicas de oratória e estratégias de argumentação.
Na abertura, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Camila Giane dos Santos, enalteceu a importância do local para o sistema de Justiça. "Espero que vocês, alunos, vivam essa oportunidade com todo amor e intensidade. Já agradeço e parabenizo pelo ‘sim’ de todos”, afirmou.
A simulação foi presidida pelo professor Arthur Davis Floriano Ribeiro, que atuou como juiz, e contemplou todas as etapas de um júri popular, como sorteio dos jurados, depoimentos das testemunhas, interrogatório do réu e debates entre acusação e defesa. O caso escolhido envolveu crime praticado com golpes de foice. Ao final, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação do acusado por homicídio simples.
Ao encerrar a prática, o professor agradeceu a acolhida recebida no TJSP. “Cumprimento também os alunos e ex-alunos presentes, de forma especial aqueles que participaram da atividade. Estou orgulhoso, satisfeito e emocionado. Espero que todos tenham sucesso na carreira que escolheram”, disse. A diretora da Faculdade, professora Gleiciane Silva Santos Ózio, acompanhou os trabalhos.
Universidades interessadas em participar de sessões de julgamento simuladas no Palácio da Justiça podem realizar o agendamento on-line.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – AB (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: