ACESSIBILIDADE

Orientações Recursos de Acessibilidade Web

 

Tamanho do texto

Nos navegadores mais modernos, geralmente existe uma ferramenta de zoom (ampliação ou redução), que é um método mais eficaz, rápido e agradável de obter textos e imagens no tamanho desejado.

Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

Para usar o zoom no Mac OS:

 

Navegação entre as Abas do Navegador

Nos navegadores mais modernos, geralmente existe uma possibilidade de navegação entre as várias abas abertas, através da combinação das teclas CTRL com uma tecla de número:

Para navegar nas abas do navegador no Microsoft Windows ou no Linux:

 

Ferramentas úteis nos navegadores

Alguns navegadores oferecem ferramentas acessórias (chamadas de extensões ou complementos) para potencializar seu uso. Muitas delas visam a aprimorar a acessibilidade. Aqui vai uma lista de ferramentas que podem ser obtidas para melhorar a sua experiência, com detalhes de onde obtê-las e como instalá-las. As instruções para configuração de algumas dessas ferramentas estão em inglês.

 

Usando o Google Chrome:

 

Usando o Mozilla Firefox:

 

Cuidados necessários ao adotar as ferramentas úteis

Algumas dessas ferramentas podem acessar suas informações pessoais e utilizá-las indevidamente, expondo você a riscos (como o de ser "rastreado", por exemplo). Por isso, leia atentamente cada uma das permissões solicitadas pela ferramenta antes de se decidir pela instalação. O TJSP não se responsabiliza por eventuais problemas decorrentes desse procedimento.

 

Leitores de tela

Os leitores de tela são programas de computador projetados para serem utilizados por pessoas com deficiência visual. Eles capturam a informação apresentada na tela e a transformam em uma resposta falada (áudio) utilizando um sintetizador de voz. A navegação é feita com um teclado comum, na maioria das vezes sem a necessidade de mouse ou de monitor. O áudio é emitido por meio da placa de som do computador. Podem ser de uso público (gratuitos) ou comercializados (pagos). A seguir, listamos alguns desses leitores de tela.

Versões gratuitas:

Versões comercializados no Brasil:

 

Mouse controlado por movimentos da cabeça

Alguns programas permitem que o ponteiro do mouse seja controlado por meio de movimentos da cabeça.

 

Reconhecimento de fala

É um programa de reconhecimento de fala totalmente online, gratuito, admite pontuação, permite que você programe a pontuação e frases padrão, e oferece também a opção de reconhecimento de fala de outras línguas nativas, acesse a página dictanote.

 

Tradução automática de conteúdos de Língua Portuguesa para a Libras

 

Aplicativos para Smartphones

 

Facilidades dos sistemas operacionais

Além das ferramentas úteis oferecidas pelos navegadores, os sistemas operacionais também contam com recursos próprios que podem facilitar seu uso, tornando-os mais acessíveis. A seguir, há uma lista de links para páginas que orientam quanto à utilização desses recursos. Algumas destas páginas são dos próprios fornecedores dos sistemas, outras são de terceiros.

 

Fale conosco

Entre em contato com Comitê de Acessibilidade do TJSP para:

Referências

Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Poder Judiciário de Minas Gerais
Superior Tribunal de Justiça
Tribunal Superior do Trabalho

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP