COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: ‘Projeto AFIN – Afeto na Infância: Você, Afinado com seu Filho. O Afeto Enquanto Agente de Transformação Social e de Inspiração de Políticas Públicas em Primeira Infância

EDITAL

 

  

 A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line PROJETO AFIN AFETO NA INFÂNCIA: VOCÊ, AFINADO COM SEU FILHO. O AFETO ENQUANTO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DE INSPIRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM PRIMEIRA INFÂNCIA, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 3 de novembro de 2022, sob a coordenação do desembargador Ademir de Carvalho Benedito, no dia 3 de fevereiro de 2023.

 

OBJETIVOS: Inspirar novos planos de ação que fomentem políticas públicas em Primeira Infância, na perspectiva da intersetorialidade e interinstitucionalidade. Levar ao conhecimento do público: a) a trajetória dos 05 anos do Projeto Afin, e como se tornou referência do tema Primeira Infância no município e tem inspirado outras iniciativas; b) os fundamentos nos quais se baseia para disseminar a consciência acerca da necessidade do fortalecimento de vínculos entre pais e filhos; c) o papel social que desempenha enquanto iniciativa nascida dentro do Judiciário, legítima e estratégica para fomentar Políticas em benefício da Primeira Infância; d) a importância do diálogo intersetorial e interinstitucional para a elaboração de planos e políticas que garantam a proteção integral da criança na Primeira Infância. 

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados. 

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância. 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 

  1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 

 

  1. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1. 

 

  1. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato   de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital. 

 

  1. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. 

 

  1. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br. 

 

PROGRAMAÇÃO: 

 

Data: 03/02/2023 (sexta-feira) 

 

Horário: das 15h às 17h 

 

Tema: Projeto Afin Afeto na Infância: você, afinado com seu filho. O AFETO enquanto agente de transformação social e de inspiração de Políticas Públicas em Primeira Infância. 

 

Conteúdo programático: Uma breve trajetória enquanto mãe e magistrada. Ingredientes que inspiraram o Projeto Afin. Nascimento do Projeto Afin. Base legal do Projeto Afin. 1ª Fase do Projeto Afin - O Afeto e estudos científicos. Conteúdos explorados na 1ª fase do Projeto. Ações realizadas na 1ª fase do Projeto. Edital de Seleção de Experiências TJSP/ Alana/FMCSV. Fase do Projeto Afin - Curso Marco Legal da Primeira Infância e suas implicações jurídicas – CNJ. Seminário do Pacto Nacional da Primeira Infância – CNJ. Reformulação e capacitação da equipe do Projeto Afin – Agenda 2021/2022. Conteúdos explorados na 2ª fase do Projeto. Ações realizadas na 2ª fase do Projeto. Formulação da Lei de Políticas Integradas pela Primeira Infância no Município. Elaboração do Diagnóstico da Rede de Garantia de Direitos no Município de Nova Odessa. Proposta de criação do Comitê Interinstitucional para o Plano Municipal da Primeira Infância de Nova Odessa. Apresentação de proposta à Coordenadoria da Infância e da Juventude de criação do Núcleo de Interlocução de Políticas em Primeira Infância. Menção Honrosa – CNJ. Como replicar? 

 

PALESTRANTE: Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman - Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, idealizadora do Projeto Afin – Afeto na Infância: você, afinada com seu filho. Capacitações em Primeira Infância pelo Conselho Nacional de Justiça, Banco Interamericano de Desenvolvimento e SDG Academy. Juíza designada para conduzir o Núcleo de Interlocução de Políticas Públicas para a Primeira Infância (NIPPI) da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo. 

 

METODOLOGIA: Aula expositiva. 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP