Memória

Destaque

Agenda 150 anos – Homenagem ao professor Alexandre Corrêa

        Em evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, a Corte homenageou ontem (24), no Palácio da Justiça, o professor Alexandre Corrêa. O desembargador Ricardo Henry Dip, coordenador do projeto, discursou em nome do TJSP e contou que, em sua juventude, teve a honra de usufruir de aulas gratuitas na residência do professor. Também descreveu a trajetória profissional e intelectual do ilustre jurista.

        Alexandre Corrêa nasceu em 1890, em São Paulo. Durante a Primeira Guerra Mundial, já autor de vários livros, retornou de Portugal para o Brasil e iniciou atividade como professor no Ginásio Estadual de Ribeirão Preto, para ensinar grego. Em 1924, começou a lecionar no Instituto de Filosofia e, em 1926, iniciou a tradução da Suma Teológica de São Tomás de Aquino. Após 12 anos, concluiu o trabalho, que teve influência notável no pensamento brasileiro. Foi professor catedrático da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

        Henry Dip explicou que, em relação ao pensamento filosófico, Alexandre Corrêa era um “tomista de vocação estrita”. Na área do Direito, destacou que suas teses são consideradas atuais. “Trata-se de um pensador extraordinário, que deixou uma marca por onde passou. É possível divergir de Alexandre Corrêa, só não cabe dizer que foi medíocre em algo que tenha feito. Até mesmo no modo de viver”, afirmou. O evento da “Agenda 150 anos” em homenagem ao professor foi destaque na imprensa espanhola, divulgado pelo agência de notícias Faro, de Madri.

        Ao encerrar a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini, parabenizou Ricardo Dip pela apresentação: “Mais que uma palestra, foi um testemunho com a alma, com amor e carinho. É muito importante que o Tribunal resgate a memória de pessoas como o professor Alexandre Corrêa, pois são vultos que nos oferecem mais que coisas materiais”.

        Prestigiaram o evento os desembargadores Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção Criminal); o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Relações com o Poder Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Braz Martins Neto, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente-coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, representando o comandante-geral da corporação; o chefe do gabinete de Assessoria Policial Civil, Fábio Augusto Pinto, representando a Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo; desembargadores, magistrados e servidores.

       
        Veja mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP