Memória

Destaque

Desembargador Cid Norberto Vieira de Souza é homenageado no TJSP

        O civismo e a coragem do desembargador Cid Norberto Vieira de Souza foram lembrados, na última sexta-feira (11), por magistrados, advogados, amigos e familiares, em evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça.

        Cid Norberto Vieira de Souza nasceu em Ribeirão Preto em 1930. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1954. Foi advogado, professor da Universidade Mackenzie e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, no período de 1971 a 1979. Nomeado para o cargo de juiz do Tribunal de Alçada Criminal, em 1979, foi eleito presidente da Corte em 1983, mesmo ano que se tornou desembargador do TJSP. Aposentou-se em 1989 e faleceu em 2002.

        O advogado Cid Vieira de Souza Filho foi o orador da cerimônia. Lembrou a carreira do pai na OAB-SP e como desembargador. “No Tribunal teve os anos mais felizes de sua vida e procurou acertar suas decisões com sentimentos de amor ao próximo, piedade e caridade, buscando de forma equânime a Justiça.”

        O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, também prestou homenagem a Cid Norberto Vieira de Souza, que considera o maior presidente da história da instituição. “Ele mudou a atuação da Ordem e motivou que hoje conste a importância da Advocacia em nosso texto constitucional.”

        O presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, falou em nome do presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, e ressaltou a importância da “Agenda 150 Anos”, cuja finalidade é dignificar e enobrecer magistrados e servidores que marcaram a história do Judiciário paulista. “O projeto relembra e coloca no devido lugar o nome e a memória de seus grandes desembargadores.”

        Também participaram da cerimônia o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Mário Sérgio Duarte Garcia; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Lívio Enescu; o secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Jorge Eluf Neto, representando o presidente; o juiz assessore e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Ricardo Felício Scaff; a juíza assessora da Presidência Alexandra Fuchs de Araujo; o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a viúva do homenageado, Ilka Vieira de Souza; os filhos Luís Otavio Vieira de Souza e Luís Felipe Vieira de Souza; as noras Ester e Camila e os netos Ricardo e Rodrigo; demais autoridades civis e militares, familiares, amigos, convidados e servidores.

Veja mais fotos no Flickr

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP