Memória

Destaque

Desembargador Sebastião Carlos Garcia é homenageado no TJSP

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu ontem (14), no Palácio da Justiça, homenagem ao desembargador Sebastião Carlos Garcia, por meio do projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, cuja finalidade é dignificar e enobrecer desembargadores, juízes e servidores do Judiciário paulista.

        Sebastião Carlos Garcia nasceu em Caldas (MG), no ano de 1941. Formou-se pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, turma de 1966. Ingressou na Magistratura em 1970 e foi juiz em Jundiaí, Brotas, Ituverava, Diadema, São José do Rio Preto e na Capital. Promovido a juiz do Tribunal de Alçada Criminal, em 1989, tornou-se desembargador do TJSP em 2001. Aposentou-se em 2011 e faleceu em maio deste ano.

        O desembargador Caetano Lagrasta Neto foi orador em nome da Corte. Em seu discurso ressaltou, sobretudo, a estreita amizade e o amor à poesia, que compartilhava com o homenageado. “Sebastião era capaz de abrir mão de qualquer momento de sua vida, por um verso perfeito, por menor que fosse, e continuar caminhando pelas ruas cinzentas de São Paulo e as das Minas Gerais, aquelas do tal ‘ferro nas almas’, como queria Drummond.”

        O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini elogiou, ao encerrar a cerimônia, o discurso do orador. “Nada como uma saudação feita por um poeta para outro poeta”, disse. E acrescentou: “Tive o privilégio de conviver com o desembargador Sebastião Carlos Garcia, uma pessoa terna, doce e polida. Um poeta que vivia de forma decente, a cumprir o dever de julgar.”

        Participaram, também, da solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o ministro Sidnei Beneti; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez; o deputado estadual Luiz Fernando Machado; a advogada Gladys Maluf Chamma, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo; a tabeliã e registradora Kareen Zanotti de Munno, representando o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-SP); o juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Ricardo Felício Scaff; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o delegado chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a viúva do homenageado, Amelita Barbosa Garcia; os filhos Carlos Oliver Barbosa Garcia e Gustavo Filipe Barbosa Garcia; as noras Juliana e Ayako e o neto Gael; demais desembargadores, juízes, familiares, amigos e servidores.

Veja mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP