Memória

Destaque

‘Agenda 150 Anos’ homenageia juiz Paulo Lúcio Nogueira

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu ontem (16), no Palácio da Justiça, homenagem ao juiz Paulo Lúcio Nogueira, por meio do projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante. Paulo Nogueira nasceu em Pouso Alto (MG), no ano de 1930. Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, turma de 1957. Advogou na Capital paulista entre 1958 e 1959 e foi delegado de polícia substituto em Marília, de 1959 a 1961. Ingressou na Magistratura em 1962. Foi juiz em Araçatuba, Guararapes, Valparaíso, Andradina, Pereira Barreto, Mirandópolis, Lucélia, Pompéia, Tupã, Marília e na Capital. Aposentou-se em 1983 e faleceu em 1996.

        O filho do homenageado, juiz Paulo Lúcio Nogueira Filho, foi orador em nome da Corte. Discorreu sobre as várias facetas do pai, como magistrado, escritor, poeta, professor, articulista e filatelista. “Foi um juiz exemplar. Era dotado de vasto conhecimento jurídico e possuía inegável senso de justiça, o que sempre buscou incansavelmente, inclusive em sua vida pessoal”, afirmou.

        O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho, que representou o presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, também enalteceu o trabalho de Paulo Nogueira e afirmou que utiliza com frequência sua obra jurídica. “Era um bom pai de família. Exerceu a Magistratura e o Magistério com retidão e honestidade, sendo admirado por todos que o conheceram.”

        Participaram, também, da solenidade o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o juiz diretor do Foro Regional de Itaquera, Carlos Alexandre Böttcher; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José de Ávila Cruz, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o filho do homenageado, Luciano de Lara Nogueira; a nora Cássia e os netos Paulo e Matheus; demais magistrados, familiares, amigos e servidores.

Veja mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP