Memória

Destaque

Visita telepresencial da Memória do TJSP é oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a Corte paulista

Tour contemplará Palácio da Justiça e Museu do Tribunal.

Como parte das comemorações na semana do Dia da Memória do Poder Judiciário, ocorrido na segunda-feira (10), acontecerá, amanhã (14), às 10h30, visita telepresencial da Memória do TJSP. Essa é a oportunidade para que o público conheça um pouco mais sobre o Palácio da Justiça, o Museu do Tribunal de Justiça e as atividades da Coordenadoria de Gestão Documental de Arquivos do TJSP. Interessados podem enviar e-mail para museutj@tjsp.jus.br. As vagas são limitadas.
A programação consiste na apresentação, via plataforma Teams, da história do Poder Judiciário paulista, bem como dos principais ambientes abertos à visitação. Assim, mesmo em tempos de isolamento social, pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo podem ter acesso a esse patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo.

  Palácio da Justiça – Sede da Justiça Bandeirante: Localizado na Praça da Sé, região central da capital paulista, o magnífico Palácio da Justiça abriga a história do Judiciário paulista há 146 anos. Em 1911, o escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo foi contratado para o projeto e a construção da sede do Judiciário do Estado de São Paulo. A data de inauguração oficial do prédio é 25 de janeiro de 1942. O edifício possui imponentes espaços internos, dos quais se destacam o Salão dos Passos Perdidos, o Salão do Júri, o Espaço Cultural Paulo Bonfim, a Sala Advogado José Adriano Marrey, a Sala Ministro Manoel da Costa Manso, conhecida como Salão Nobre, e a Sala dos Retratos, que mantém o registro de todos os ex-presidentes da Corte. No tour virtual, o público pode visualizar cada um desses espaços e conhecer detalhes, objetos e documentos antigos.

Palacete Conde de Sarzedas – Sede do Museu do TJSP: A visita também mostrará a beleza singular do Palacete e a rica memória histórica do Tribunal bandeirante, em especial a Revolução Constitucionalista de 1932, por meio de objetos, documentos e história de personagens. Construído originalmente no fim do século XIX, o Palacete passou por um processo de restauro entre os anos de 2003 e 2006 e foi reinaugurado como sede do Museu do TJSP em 2007. Um dos ambientes mostrados é a sala Conde de Sarzedas, com fotos da família Lorena, que viveu durante décadas no local, e também móveis de estilo, doados pelos antigos proprietários. O Museu conta, ainda, com núcleos permanentes de exposição: a “Sala Desembargador Emeric Levai” e o “Espaço Cultural Poeta Paulo Bomfim”, localizados no Palácio da Justiça, além dos quatro memoriais instalados em diferentes comarcas que homenageiam os patronos dos fóruns que os recebem.

  Serviço
Visita Telepresencial da Memória do TJSP
Data: 14 de maio
Horário: 10h30
Inscrição: museutj@tjsp.jus.br

  Comunicação Social TJSP – SB (texto) / JT (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP