Memória

Destaque

Juízes do 188º Concurso da Magistratura conhecem prédios históricos do TJSP

Desembargadores recepcionaram os colegas.

 

    Os juízes aprovados no 188º Concurso de Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo se reuniram presencialmente pela primeira vez na última sexta-feira (10), em eventos ocorridos na Escola Paulista da Magistratura (EPM) e no Palácio da Justiça. Na sede da EPM, os magistrados participaram da inauguração do auditório "Desembargador Geraldo Amaral Arruda". Depois seguiram para o Palácio da Justiça, onde foram recebidos pelo presidente, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, pelo corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe, pelo corregedor eleito para o biênio 2022/2023, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e pela desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva. Acompanhados da corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, os magistrados falaram aos novos colegas.

    “O Tribunal está sempre próximo de vocês. Saibam que têm um lugar onde se socorrer nos momentos mais difíceis. Todos temos desafios, todos temos dúvidas, mas o importante é ter o compromisso de acertar. A Magistratura é um lugar de amor, um lugar de alegria, um lugar de seriedade. É um misto de todas essas emoções porque a vida é assim”, disse o presidente Pinheiro Franco. Em seguida, a corregedora nacional expressou a alegria em poder encontrar os juízes do 188º Concurso após ter participado da posse virtual, ocorrida em fevereiro. ”Espero que sejam muito felizes e recomendo a vocês: sejam merecedores de todo o prestígio da Magistratura paulista. Sejam íntegros, sejam humanos e sigam os melhores valores que aprenderam.”

    O desembargador Fernando Torres Garcia falou aos juízes sobre a importância de estar sempre em formação. “A judicatura é um eterno aprendizado. Sempre há algo a aprender. Tenham na EPM e na Corregedoria Geral da Justiça amigos que estarão sempre dispostos a ajudá-los.” 

    Após as boas vindas, o grupo de magistrados percorreu as dependências da sede do Poder Judiciário paulista, passando pelo Salão dos Passos Perdidos, Sala José Adriano Marrey Junior e Salão Nobre Ministro Manoel da Costa Manso, onde ocorrem as sessões presenciais do Órgão Especial. O coordenador-geral do Curso de Formação Inicial, juiz substituto em 2º grau Marcos Pimentel Tamassia, e o coordenador, juiz Luís Felipe Ferrari Bedendi, acompanharam toda a programação.

    Em seguida o grupo dirigiu-se ao Gade 9 de Julho, onde estão localizados os gabinetes dos desembargadores da Seção de Direito Privado, e ao Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do TJSP. Os juízes receberam as saudações das desembargadoras Luciana Almeida Prado Bresciani, coordenadora do Museu, Marcia Regina Dalla Déa Barone, coordenadora do Gade 9 de Julho, e Silvia Rocha, presidente da Comissão do 188º Concurso.

    Antes da visita ao Palacete, a desembargadora Luciana Bresciani ressaltou a importância de conhecer a história do Tribunal. “Devemos sempre voltar ao passado para conhecer a instituição que integramos, respeitá-la, nos sentirmos parte dela e preservá-la no futuro”, declarou. As palavras da desembargadora Marcia Dalla Déa Barone foram de apoio aos magistrados. “Vocês iniciaram a carreira como juízes substitutos e ao longo dos anos verão que não é fácil, mas é possível. Contem conosco, vocês sempre terão um apoio por aqui.”

    “Nenhum ser humano consegue viver sem um propósito de vida, e esperamos que a Magistratura seja um dos propósitos dos senhores. Ela não é somente uma profissão, é muito mais do que isso. A vida das pessoas está nas mãos dos juízes. O TJSP pede a todos que escolheram ser juízes que tenham consciência da importância do papel que exercem. Não tenham medo e façam o melhor que lhes cabe”, salientou a desembargadora Silvia Rocha.

    Após a recepção o grupo teve contato com o acervo permanente do Museu, como peças sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 e sobre a história do Tribunal de Justiça - no local está preservada a história dos Tribunais de Alçada e do Tribunal de Relação de São Paulo e Paraná, que deu origem ao TJSP. Ao final da visita, os magistrados receberam um exemplar do livro “Justiça de São Paulo: entre História e Futuro”, lançado pelo TJSP em 2017.

 

    Comunicação Social TJSP – AA (texto) / MA, KS e PS (fotos)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial    


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP