Memória

Destaque

90 anos da morte dos jovens MMDC

Museu do TJSP preserva documentos históricos.

    Há exatos 90 anos, insatisfeita com o governo de Getúlio Vargas, a população paulista organizou manifestação no centro da cidade de São Paulo, exigindo democracia, eleições e uma nova Constituição. Durante o protesto, 15 jovens foram feridos, sendo quatro de forma fatal (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) e um seriamente ferido, que faleceu em agosto daquele ano (Alvarenga). Daí vem a famosa sigla MMDC-32. O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo preserva essa história, além de expor documentos importantes do período como armamentos, vestimentas e objetos.

    O fac-símile do inquérito policial que averiguou os acontecimentos do dia 23 de maio de 1932 foi inteiramente digitalizado e pertence ao Acervo da Reserva Técnica de Documentos Arquivísticos do TJSP, com Selo de Relevância Histórica, cujo original está exposto no Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do Tribunal.

    Também está em exposição em diversos núcleos museológicos do Museu o discurso do então presidente do TJSP, Manoel da Costa Manso, proferido em rádio no ano de 1932, já em meio à Revolução Constitucionalista. O documento foi editado pelo desembargador Odilon da Costa Manso, em 1977, para celebrar o 45º aniversário do movimento.

           

    Museu do TJSP – Localizado no Palacete Conde de Sarzedas (Rua Conde de Sarzedas, 100), realiza eventos culturais, exposições temporárias e virtuais, visitas monitoradas presenciais e telepresenciais, além de outras atividades relativas à memória e à história.

    Aberto ao público das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

    E- mail: museutj@tjsp.jus.br

    Telefone: 3295-5815

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial    
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP