Memória

Destaque

TJSP na Mídia: Museu do Tribunal é destaque do programa Antena Paulista

Reportagem percorreu o Palacete Conde de Sarzedas.

 

    O programa Antena Paulista, da TV Globo, exibiu neste domingo (28) reportagem especial sobre o Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e sua importância na preservação do patrimônio histórico e cultural do Poder Judiciário.

    A matéria percorreu alguns dos ambientes de sua sede, Palacete Conde de Sarzedas e teve como entrevistado o desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, coordenador do Museu do TJSP. A reportagem mostrou peças que simbolizam a justiça brasileira, como a réplica de um Tribunal do Júri e togas usadas por magistrados e promotores, além de pertences remanescentes das famílias que viveram no edifício entre os séculos XIX e XX.

    Entre os locais visitados esteve a seção do Museu dedicada ao abolicionista Luiz Gonzaga Pinto da Gama, ex-escravizado que atuou junto ao Poder Judiciário na defesa de pessoas escravizadas durante o século XIX. O desembargador contou aos telespectadores um pouco da trajetória desse personagem marcante da história brasileira. “Ele se fez pela luta. Para mim, é o grande mártir, o grande nome da Advocacia, porque se envolve em toda essa luta pela raça, pela profissão e pelo Direito, acima de tudo”, salientou Octavio Augusto Machado de Barros Filho.

    O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo conta com visitas monitoradas gratuitas de segunda à sexta, além de um tour virtual – ambas com agendamento através deste link.

 

    Assista ao programa.

 

    Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LF (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial
    
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP