Tribunal recebe familiares de servidores para visita monitorada
Campanha “Um dia no TJ”.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na quinta e sexta-feira (17 e 18), filhas e filhos de servidores para visita monitorada ao Palácio da Justiça. Por meio da campanha “Um dia no TJ”, o Tribunal convida crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, a conhecerem o local de trabalho de seus pais ou responsáveis. A ação é realizada durante o período de férias escolares de julho e proporciona aos participantes a oportunidade de vivenciar a rotina do Tribunal e aprender mais sobre a história e a importância da instituição.
A ideia partiu da secretária de Gestão de Pessoas, Vanessa Cristina Martiniano, que viu uma postagem na rede social da amiga que havia levado os filhos para passar o dia na empresa em que trabalha. “Eu tinha em casa um pedido frequente da minha filha de conhecer o trabalho da mamãe. Então pensei se não poderíamos fazer algo semelhante no Tribunal, já que temos o Palácio da Justiça, que seria tão memorável.” No dia seguinte, ela se reuniu com a equipe de novos projetos da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP 4). “O que eu vivi com a minha filha superou muito minhas expectativas! Agora o Tribunal de Justiça de São Paulo também tem um programa de aproximação da família com o ambiente de trabalho, aumentando a satisfação pessoal e profissional dos servidores”, conta.
Nas visitas, os participantes conhecem espaços da sede do TJSP como o Salão do Júri, onde funcionou o 1º Tribunal do Júri entre 1927 e 1988, palco de julgamentos marcantes; a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior, que guarda parte do acervo histórico do Tribunal; a Sala dos Retratos, com imagens dos ex-presidentes do Judiciário Bandeirante; e o Salão Nobre Ministro Costa Manso, onde ocorrem as sessões do Órgão Especial. Ao longo do percurso, a equipe da Diretoria de Cerimonial e Relações Públicas guia os participantes com explicações acessíveis, promovendo gincanas e atividades lúdicas que entretenham as crianças.
“Eu gostei muito da sala das virtudes”, disse Maurício (7), filho da servidora Gizela dos Santos, ao se referir aos vitrais dispostos no Salão Nobre Ministro Costa Manso (Plenária). “O Maurício achou que o passeio seria chato, mas se surpreendeu com a história do Palácio e interagiu bastante”, completou Gizela, que aproveitou para mostrar ao filho pontos do centro de São Paulo, como o Fórum João Mendes Junior, o Palacete Conde Sarzedas e o Gade MMDC, seu local de trabalho.
Para a servidora Lilian Azevedo, foi motivo de orgulho levar seu filho, Eike (10), ao lugar onde exerce suas funções. “É uma delícia poder trazê-lo para cá e ter a oportunidade de compartilhar nosso cotidiano”, disse.
A servidora Elisangela Soares dos Santos participou do evento acompanhada da filha e destacou a alegria de vivenciar esse momento no Tribunal. "Espero que ano que vem continue, porque alguns colegas infelizmente não conseguiram vir. Foi ótimo!”
Mais fotos no Flickr: visita 17/7 e visita 18/7.
Comunicação Social TJSP – AB e BL (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp