TJSP instala Varas Cíveis e UPJs nas comarcas de Osasco e Carapicuíba

Reforço na prestação jurisdicional da 1ª RAJ.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (4), novas unidades nas comarcas de Osasco e Carapicuíba: a 9ª Vara Cível e três Unidades de Processamento Judicial (UPJ) de Osasco, e a 5ª Vara Cível e UPJ Cível de Carapicuíba. O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, conduziu a solenidade unificada no fórum de Osasco.

Em seu pronunciamento, a juíza titular da 9ª Vara Cível de Osasco, Rossana Luiza Mazzoni de Faria, ressaltou a região como um dos principais polos tecnológicos do país e enfatizou os benefícios das unidades para a população. Ela também reconheceu o trabalho desenvolvido pelo presidente do TJSP no atual biênio. “Sentimo-nos ouvidos, apoiados e valorizados em nossa missão constitucional. As iniciativas em infraestrutura, tecnologia e bem-estar demonstram compreensão profunda dos desafios que enfrentamos. A criação desta 9ª Vara Cível é prova inequívoca desse compromisso”, afirmou.

Ana Rita de Figueiredo Nery, juíza titular da 5ª Vara Cível de Carapicuíba, salientou a sensibilidade do Tribunal ao atender as demandas da comarca, um dos municípios com maior densidade demográfica do Estado. “É uma cidade vibrante, de população trabalhadora, diversa e resiliente, que enfrenta, com coragem, desafios sociais bastante expressivos. Todos esses desafios, por óbvio, desaguam no sistema de Justiça”, destacou.

As três UPJs instaladas em Osasco atendem demandas das 1ª a 4ª Varas Cíveis, das 5ª a 9ª Varas Cíveis e das 1ª a 3ª Varas da Família e das Sucessões, tendo como corregedores, respectivamente, os juízes Mario Sérgio Leite, Liege Gueldini de Moraes e Fernando Dominguez Guiguet Leal. Já a UPJ de Carapicuíba, que abrange das 1ª a 5ª Varas Cíveis, é correicionada pelo juiz Bruno Cortina Campopiano. O modelo de UPJ otimiza a organização interna, otimiza recursos humanos e amplia a eficiência no andamento processual, com ganhos comprovados de produtividade.

O conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB SP), Fábio Rodrigues Goulart, representando o presidente, realçou que a iniciativa é a “materialização do compromisso institucional com o cidadão, a celeridade profissional e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”. Já a promotora de Justiça de Carapicuíba Sandra Reimberg, representando o procurador-geral de Justiça, frisou a parceria entre as instituições, que caminham “lado a lado na defesa dos direitos fundamentais, na promoção da cidadania e na busca por uma Justiça que seja instrumento de transformação social”.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente Fernando Antonio Torres Garcia evidenciou o crescimento de Osasco desde o período em que atuou como juiz substituto na comarca, ressaltou o aumento das demandas judiciais e reafirmou o compromisso do Tribunal no combate às demandas predatórias. “As UPJs tornam o procedimento mais ágil e fazem com que a prestação jurisdicional atinja o nosso jurisdicionado de maneira mais eficiente. Nós somos prestadores de serviço público e temos a obrigação de prestá-lo da melhor maneira possível, com eficiência, qualidade e rapidez”, declarou.

Finalizado a cerimônia, foi homenageado com a Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal de Osasco, em virtude de sua gestão no biênio 2024/2025.

Também integraram o dispositivo de honra os juízes diretores dos fóruns de Osasco e Carapicuíba, respectivamente, Samuel Karasin e Camile de Lima e Silva Bonilha; a procuradora-geral do Município de Osasco, Jeanette Massa, representando o prefeito; o coordenador da 4ª Circunscrição Judiciária (4ª CJ) – Osasco, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; o defensor público coordenador auxiliar da unidade Osasco, Diego Vitelli Vasco dos Santos, representando a procuradora pública-geral do Estado de São Paulo; o deputado estadual Emídio de Souza; o chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Osasco, Antonio Aparecido Toniolo, representando o presidente da Câmara de Osasco; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; o comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (33º BPM/M), tenente coronel PM Marcelo Henrique Silva; os delegados de Polícia Seccional de Osasco e Carapicuíba, respectivamente, José Flaminio Ramos Martins e Dimas Pinheiro.

Participaram da solenidade os juízes assessores da Presidência Rodrigo Nogueira, Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro (Gabinete Civil) e Juliana Amato Marzagão (Contratos); a juíza assessora da Vice-Presidência Anelise Soares; os juízes diretores dos fóruns de Barueri e Itapevi, respectivamente, Bruno Paes Straforini e Udo Wolff Dick Appolo do Amaral; o diretor financeiro da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Renato de Andrade Siqueira, representando o presidente; o presidente da 56ª Subseção da OAB Osasco, Alexandre Volpiani; o comandante interino do 14ª BPM/M, major PM Marcus Vinícius Hernando Zamora; o presidente da Associação Paulista dos Técnicos Judiciários (Apatej), Ednaldo Aparecido Batista; os coordenadores das UPJs de Osasco: Eduardo Matukiwa (1ª a 4ª Varas Cíveis), Luciano Adão Carvalho (5ª a 9ª Varas Cíveis) e João Tavares da Silva (1ª a 3ª Varas da Família e das Sucessões) e a servidora da UPJ de Carapicuíba Cassia Gomes da Silva Sousa; magistrados, integrantes do sistema de Justiça e servidores.

 

Mais fotos no Flickr.

 

  Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

  www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP