Projeto Manhãs com Libras chega à quarta edição

Iniciativa do TJSP capacita servidores. 

  

O Tribunal de Justiça de São Paulo deu início, no último dia 9, à quarta edição do projeto Manhãs com Libras, iniciativa da Diretoria de Apoio aos Servidores (Dapsque realiza treinamentos semanais em Língua Brasileira de Sinas com servidores do TJSP. Os 404 inscritos foram divididos em oito  turmas, que serão conduzidas pela servidora e intérprete de libras Ariana Ribeiro Lara. 

Premiada em 2025 pelo  2º Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário e Promoção da Dignidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)o projeto busca  facilitar o atendimento de pessoas com deficiência auditiva no Judiciário paulista, proporcionando a garantia de direitos e o acesso à Justiça, em conformidade com as diretrizes de acessibilidade do CNJ. 

No primeiro encontro, Ariana Ribeiro Lara  tirou dúvidas dos participantes e explicou o objetivo do treinamento, ressaltando as variações terminológicas e dando dicas de boas condutas ao interagir com pessoas surdas. “Estamos falando de uma língua completa, com estruturas gramaticais próprias, gírias e variações linguísticas. Chegar ao quarto ano do Manhã com Libras e ver tantos interessados é muito especial. Estudar Libras é um aprendizado constante, sempre em evolução”, explicou.  O alfabeto e a datilologia, que é uma forma de “soletrar” os sinais de palavras, serão o tema do próximo encontro. As aulas acontecem uma vez por semana, até dezembro. 

As vagas para 2026 já estão preenchidas e o início de novas turmas está previsto para 2027, com período de inscrição a ser comunicado oportunamente através do e-mail institucional. 

 

Comunicação Social TJSP – BB (texto) / LC (reprodução e arte) 

   

Siga o TJSP nas redes sociais:   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP