TJSP na mídia: imprensa destaca nova estrutura do Judiciário paulista no combate às organizações criminosas

Implantação teve repercussão nacional.
 
A nova estrutura implantada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para o enfrentamento de organizações criminosas, instalada na semana passada, no Complexo Criminal “Ministro Mário Guimarães”, foi destaque na imprensa nos últimos dias. Dezenas de notícias (veja lista ao final) destacaram não apenas a importância da especialização e da criação de varas para a Justiça de São Paulo, mas sua relevância como exemplo para todo o país – fato destacado pelo próprio presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, durante a solenidade de instalação. 
São três Varas Estaduais de Organizações Criminosas e Lavagem de Bens, Direitos e Valores; e uma Vara Estadual das Garantias voltada exclusivamente à fase investigativa desses delitos. Em entrevista à CBN, o presidente do TJSP, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, falou do aumento exponencial de crimes praticados por organizações criminosas nas últimas duas décadas e explicou que a reestruturação busca mais celeridade e qualidade às decisões, uma vez que as ações são bastante complexas e, por isso, demandam atenção exclusiva. “Serão 10 juízes que só se dedicarão ao combate ao crime organizado. Portanto, teremos julgamentos mais rápidos e mais técnicos. Nesse tipo de ação, é fundamental que o juiz tenha tempo para instruir, pois muitas vezes são ouvidas centenas de testemunhas e essa fase pode durar semanas. Isso é inviável em varas cumulativas, com centenas ou milhares de demandas.” O chefe do Judiciário paulista também explicou que a decisão de instalar as varas na Capital favorece a segurança dos magistrados. 
O editorial do Estadão classificou a iniciativa como auspiciosa, ressaltando que o combate a organizações criminosas “exige atuação estratégica, centralizada e coordenada” e que a nova estrutura “só tende a melhorar a prestação jurisdicional, que é exatamente o que os cidadãos desejam: uma resposta contundente da Justiça de São Paulo contra o crime organizado”. Já a Folha de S. Paulo qualificou a reestruturação como um projeto de gestão do presidente do TJSP “para aumentar a especialização judicial e acelerar a tramitação de processos desse tipo, considerando o aumento no número de ações”, destacando que há mais de 2,8 mil ações penais e inquéritos envolvendo crime organizado em tramitação. 
A presença do ministro Edson Fachin também foi destaque nos veículos de imprensa. Reportagem do Conjur salientou o discurso do presidente do STF e do CNJ apontando a ação do TJSP como um paradigma para todo o país. “São Paulo, com essa iniciativa, mostra como o Poder Judiciário vai responder a essa tragédia contemporânea que são as facções criminosas.” Em trecho destacado pela reportagem do Jornal da Justiça, da TV Justiça, o magistrado ressaltou que “a centralização das matérias trará inúmeros benefícios, como a redução de conflitos de competência, o fortalecimento da segurança jurídica e o favorecimento da governança judicial”. Já o Correio Braziliense observou que a iniciativa faz parte de uma estratégia nacional coordenada pelo CNJ, com a criação de uma Rede Nacional de Magistrados, integrada por magistrados da esfera criminal. 
 
Confira as notícias veiculadas:
Organizações Criminosas e Lavagem de Bens, Direitos e Valores 
- As atuais 1ª e 2ª Varas de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens da Capital passam a ser a 1ª e 2ª Varas Estaduais de Organizações Criminosas e Lavagem de Bens e a instalação da 3ª Vara Estadual da mesma especialidade.  
- Instalação da Vara Estadual das Garantias, responsável exclusivamente pela fase investigativa desses delitos. 
 
Como será a tramitação
Os inquéritos e investigações já em andamento nas varas criminais, cumulativas e regionais das garantias do estado permanecerão nos juízos onde já tramitam até o oferecimento da denúncia. A partir dessa fase, os casos serão redistribuídos para uma das varas estaduais especializadas. As audiências de custódia continuarão realizadas pelas unidades do Juízo das Garantias das respectivas localidades, mantendo a sistemática atualmente adotada no estado. 
 
Crimes contra a ordem tributária, econômica e licitações 
- Instalação da Vara Estadual Especializada em Crimes contra a Ordem Tributária e Econômica e Crimes em Licitações e Contratos Administrativos. 
 
Como será a tramitação 
Os processos atualmente em curso nas duas varas especializadas da Capital passam para a nova unidade. Nas demais comarcas, os inquéritos permanecem nas Varas das Garantias até a denúncia. Depois, seguem para a Vara Estadual especializada.

N.R.: texto originalmente publicado no Dejesp de 15/7/26

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP