Outubro Rosa: Judiciário paulista apoia a campanha de prevenção ao câncer de mama
Diagnóstico precoce salva vidas.
Por mais um ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo apoiou a campanha Outubro Rosa, movimento pela conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Principal tipo entre mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença apresenta uma taxa anual de incidência de 67 novos casos para cada 100 mil mulheres, com estimativa de 78.610 novos diagnósticos por ano entre 2026 e 2028.
O câncer de mama, quando detectado em estágios iniciais, pode ter até 95% de chance de cura, e os índices de sobrevida chegam a 90% em cinco anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) recomenda que a mamografia, principal forma de rastreamento, seja realizada bianualmente em mulheres a partir dos 40 anos. O autoexame, embora não substitua a mamografia, pode auxiliar na identificação de alterações no corpo.
De 5% a 10% dos casos de câncer de mama estão relacionados a fatores hereditários, mas o MS estima que cerca de 30% poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida: manter alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, evitar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool.
O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulos, normalmente indolores, duros e irregulares. Outros sinais são a pele da mama avermelhada, alterações nos mamilos, secreção e nódulos na região das axilas. Ao notar qualquer uma dessas modificações, procure o serviço de saúde. O câncer de mama também pode acometer homens, embora represente apenas 1% dos casos.
A campanha do Outubro Rosa do Tribunal propõe um olhar voltado para a saúde integral da mulher, incluindo particularidades hormonais, genéticas, imunológicas e sociais que influenciam a saúde.
Confira as ações desenvolvidas pelo TJSP:
A iniciativa ocorreu no último dia 20, no Palácio da Justiça, e arrecadou 37 mechas de cabelo e um total de R$ 4,2 mil, repassados à ONG Cabelegria para confecção de perucas destinadas a pessoas em tratamento quimioterápico. Interessados em contribuir podem enviar mechas à instituição durante o ano todo, conforme as orientações disponibilizadas no site da Cabelegria.
Palestra Daps live – Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama
O evento on-line ocorreu no dia 22 de outubro e contou com explicações do mastologista, ginecologista e obstetra Carlos Fortunato Alves, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e em Mastologia pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
Autocuidado em Araçatuba
O Fórum de Araçatuba realizou, no último dia 23, a palestra “A Comunicação como Autocuidado – Do Outro Lado da Notícia: a história que eu não esperava contar”, ministrada pela jornalista Suelen Giron, sobre sua experiência após o diagnóstico precoce de câncer de mama. O Serviço Ambulatorial realizou aferição de pressão arterial e prestou orientações aos participantes. Também foram apresentadas as atividades do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Nuapsi), destacando os serviços de acolhimento, escuta e apoio disponibilizados a magistrados e servidores. O juiz diretor do fórum, Roberto Soares Leite, acompanhou a ação.
Piracicaba
Hoje (29), os servidores do Fórum de Piracicaba organizaram uma ação de solidariedade e conscientização em torno do câncer de mama, vestindo roupas cor de rosa, como forma de criar um lembrete visual para a sociedade sobre a importância dos exames regulares e do apoio a pacientes oncológicos.
Piracicaba
Hoje (29), os servidores do Fórum de Piracicaba organizaram uma ação de solidariedade e conscientização em torno do câncer de mama, vestindo roupas cor de rosa, como forma de criar um lembrete visual para a sociedade sobre a importância dos exames regulares e do apoio a pacientes oncológicos.
Consultas
No TJSP, servidoras e magistradas têm acesso a consultas ginecológicas gratuitas, no ambulatório do Centro Administrativo da Consolação, mediante agendamento pelo telefone (11) 2711-1781. Contribuintes do Iamspe também podem agendar a coleta de Papanicolau no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles – saiba mais pelo telefone (11) 3489-6749.
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / AO (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: