Judiciário prestigia comemoração do Dia do Exército

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, prestigiou hoje (19) solenidade realizada no quartel general do Comando Militar do Sudeste em comemoração ao 356º Aniversário de Criação do Exército Brasileiro. Sartori foi recebido pelo comandante militar do Sudeste, general de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, que conduziu a cerimônia.

        Como todos os anos, neste dia é realizada formatura alusiva ao Dia do Exército, em que militares, civis e instituições são agraciados com a Ordem do Mérito Militar. Ao todo, foram 23 os agraciados, entre eles o major-brigadeiro aviador Jeferson Domingues de Freitas; o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Fernando Grella Vieira e o deputado estadual Sérgio Olímpio Gomes (veja a lista completa ao final). O presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori, já foi homenageado pelo Exercito Brasileiro com a Medalha do Pacificador – honraria concedida a civis e militares, brasileiros e estrangeiros que prestam relevantes serviços ao Exército. 
        O Dia do Exército foi instituído em 1944. A data remonta ao período colonial, quando o Brasil foi alvo de tentativas estrangeiras de conquista e, no dia 19 de abril de 1648, ocorreu a Batalha dos Guararapes, em que patriotas derrotaram tropas holandesas de ocupação.

        Durante a solenidade de hoje, foi lida a chamada “ordem do dia”, escrita pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, que lembrou: “esse passado de lutas e glórias nos pertence. É herança de todos nós. A unidade da Pátria, seus valores e esperanças, gestados em Guararapes, têm sido preservados por todos nós brasileiros – com ou sem fardas. Dessa certeza, brota a permanente motivação para se lutar por um Brasil cada vez melhor, para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos – gerações a fora. Para isso, o Exército investe na sua operacionalidade e no seu profissionalismo, revelados no cumprimento de todas as missões que recebe e nas virtudes militares que pratica, tornando-se credor de confiança e respeito”.

        Em continuidade às comemorações, neste final de semana (20 e 21) o Exército fará uma exposição de viaturas militares, armamentos e uniformes no Parque Villa-Lobos, Zona Oeste de São Paulo.

 

        Agraciados com a Ordem do Mérito Militar na cidade de São Paulo:

        - Major-brigadeiro aviador Jeferson Domingues de Freitas

        - Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Fernando Grella Vieira

        - Deputado estadual Sérgio Olímpio Gomes

        - Coronel PMSP Orlando Eduardo Geraldi

        - Coronel PMSP Benedito Roberto Meira

        - Dom Bertrand Orleans e Bragança

        - Sr. Fabio Antonio Trevise

        - Brigadeiro intendência Eurico Jorge de Lima

        - Coronel médico Marcelo Paiva de Oliveira

        - Sr. Luiz Fernando Villas Boas

        - Coronel de artilharia Igor Sidhartha Boechat

        - Sr. Paschoal Antonio D’Auria

        - Coronel de infantaria Odone da Silva Carlan

        - Sr. Francisco Balthazar de Abreu Sodré Santoro

        - Tenente coronel de infantaria Áureo Ribeiro Vieira da Silva

        - Sr. Ronaldo Andere

        - Coronel de material bélico Fernando Antônio Corrêa de Araújo

        - Sr. Tamer Hajel

        - Coronel de artilharia Milton Bertolli Ferreira de Andrade

        - Sr. Lorival Anderson Éttori

        - Tenente coronel R/1 Reni Nogueira dos Santos

        - Sr. Sergio Vaz Santiago

        - Subtenente de engenharia Carlos Alberto Lopes

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP