Escrevente de Águas de Lindóia dá aulas gratuitas para concurso do TJSP

Curso voltado para o Enem também é aguardado.

 

        O Jus_Social deste mês traz a história de Darlan Oliveira, que é escrevente na Comarca de Águas de Lindóia e desenvolve projeto social em Pinhalzinho: o “Curso Preparatório para o Concurso de Escrevente Técnico Judiciário”, totalmente gratuito.

        A ideia teria surgido em razão de experiência pessoal. “Como eu não tinha condições financeiras para pagar um cursinho preparatório particular, decidi fazer meu próprio material baseado no edital do TJSP e estudei em casa, tal qual eu havia feito para passar no vestibular da Universidade Federal Fluminense e nos concursos que prestei anteriormente – para a Prefeitura do Rio de Janeiro (Secretaria de Meio Ambiente); TRF-2 (passei dentro do número de vagas, mas o concurso foi anulado); Secretaria de Cultura de Niterói; Polícia Militar do Rio de Janeiro; SEAP-RJ (onde fui Inspetor Penitenciário por dois anos, até conhecer minha esposa Érica: ela de Bragança Paulista e eu, do Rio de Janeiro); e, finalmente, o TJSP”, orgulha-se Darlan.

        Para ele, Pinhalzinho não oferece muitas opções de trabalho no setor privado, tampouco não há cursos técnicos ou profissionalizantes gratuitos. Quem sai do ensino médio e não possui condições financeiras para se manter em uma faculdade particular tem dificuldades em se colocar no mercado de trabalho.

 

        O Curso

        O próprio Darlan aplica aulas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Penal, Raciocínio Lógico, Matemática, Português e Normas da Corregedoria Geral da Justiça. Todas as disciplinas cobradas no edital, exceto informática. Para as aulas de informática, ele rifou uma TV seminova própria para conseguir pagar aulas da disciplina com um professor da cidade de Amparo, que dá cursos também no Ministério da Justiça.

        Darlan percorre os 50 quilômetros entre Águas de Lindóia até a Escola Estadual Estanislau Augusto, em Pinhalzinho, onde a direção gentilmente cedeu duas salas para o projeto. No momento, o curso possui 60 alunos divididos em duas turmas: Turma 1 – de terça à sexta, das 19 às 20h30; e Turma 2 – aos sábados, das 13 às 17 horas. Há aulas de reforço no mesmo dia.

        “Nas turmas há advogados, professores, pessoas de todas as idades, com parcos recursos financeiros, mãe com filho no colo e há, inclusive, um aluno estudando com os seus pais”, comemora.

        O professor diverte-se quando as pessoas estranham que o curso é gratuito e questionam se o escrevente está pagando alguma promessa. “A única coisa que deixamos nessa vida é uma semente plantada. Entre existir e viver há um abismo de escolhas. Depois que consegui um mínimo razoável para ter e proporcionar uma qualidade de vida digna à minha família e a mim mesmo, restou-me ajudar a quem quisesse ser ajudado. Simplesmente isso.”

        Ainda há vagas disponíveis. Interessados devem entrar em contato com Darlan, pelo telefone (11) 97188-5827, ou dirigir-se à Secretaria da Escola Estadual Estanislau Augusto – o escrevente pretende ampliar o projeto no final do ano e incluir um curso preparatório voltado para o Enem.

  Darlan possui um grupo fechado onde disponibiliza materiais aos alunos por meio do link: https://www.facebook.com/groups/cursopinhalzinho/files/

 

 

     Projeto Jus_Social – Implementado em março de 2011, o projeto Jus_Social consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim, qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com a iniciativa, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

 


        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / Arquivo pessoal (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP