Mais de 5 mil pessoas participaram de pesquisa sobre acessibilidade no TJSP

Dados nortearão ações da administração.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, realizou, entre setembro e outubro do ano passado, pesquisa sobre acessibilidade na instituição. O objetivo foi traçar perfil dos funcionários e magistrados do TJSP que têm alguma deficiência e assegurar o pleno exercício de seus direitos. O questionário on-line ficou disponível entre os dias 11/9 e 5/10 e recebeu 5.195 respostas: 4.951 de servidores e 244 de magistrados.

        Com os dados, a Comissão fez um mapeamento por Região Administrativa e identificou os obstáculos enfrentados, para que a administração da Corte possa atuar nessas demandas. Entre pontos apresentados estão acesso aos prédios; circulação interna; mobiliários; sistemas informatizados; comunicação interna e atitudes ou comportamentos que limitem participações no trabalho, em condições de igualdade.

        A Comissão busca, agora, aprofundar as análises dos dados obtidos. Para tanto, solicitou o apoio das secretarias de Administração e Abastecimento (Saab), Tecnologia da Informação (STI) e Gestão de Pessoas (SGP), para que examinem possíveis restrições físicas, tecnológicas e comportamentais apontadas na pesquisa, promovendo-se ações para seus enfrentamentos.

 

        Ações

        Algumas iniciativas já foram adotadas. A Secretaria de Tecnologia da Informação, por exemplo, iniciou procedimento para aquisição de monitores de 24 polegadas, para uso de pessoas com deficiência visual parcial. Também foi promovida adaptação do SAJ, permitindo a interligação da pasta digital dos processos com ferramentas específicas para leitura de tela.

        Já a Saab tem mantido reuniões periódicas com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, órgão responsável pela construção e reforma de prédios dos fóruns, para viabilizar as modificações necessárias. As secretarias do TJSP responsáveis pelas demandas apontadas na pesquisa contatarão as pessoas que relataram alguma insatisfação para análise de cada caso.

 

        Agradecimento

        A Presidência e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP agradecem aos servidores e magistrados pela participação na pesquisa. “Quanto mais pessoas contribuem com informações e sugestões, melhor é o diagnóstico. A Comissão continuará trabalhando para a adoção de medidas na busca da acessibilidade e da inclusão, temas tão relevantes no âmbito do Tribunal”, afirmou a juíza Tatiana Magosso, integrante da Comissão e assessora da Presidência do TJSP.

        Terá continuidade a Campanha de Acessibilidade do TJSP, com cartazes, incluindo versão em braile;bannersem prédios do Tribunal;e-mailcom leitura acessível para comunicação entre a comissão e o público-alvo (sgp.acessibilidade@tjsp.jus.br); e produção de vídeos retratando o dia a dia de servidores com deficiência.

        Também integram o grupo os juízes Ana Claudia Dabus Guimarães e Souza de Miguel, Camila de Jesus Mello Gonçalves, Ana Rita de Figueiredo Nery e André Luiz Rodrigo do Prado Norcia e os servidores Carmen Giadans Corbillon (Deplan), Daniele Perroni Kalil (SGP), Vinícius de Carvalho Silva (SGP), Maria Luísa Thomaz (SPI), Elizabete Gomes de Paula (SPI), Marco Antonio Lopes Samaan (STI), Carlos Renato Silva dos Reis (Saab), Rosana Fátima Anjos Moura (Saab) e Angelica Cardoso Gama (SPR).

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / JT (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP