Alunos da Universidade Zumbi dos Palmares realizam júri simulado no Palácio da Justiça

Objetivo é aproximar estudantes da prática jurídica.

    O tradicional Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, recebeu na sexta-feira (24) alunos e professores da Faculdade Zumbi dos Palmares para a realização de júri simulado. A atividade permite aos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, além de terem a oportunidade de desenvolver a oratória, entre outros aspectos. Os estudantes do oitavo semestre de Direito representaram os promotores, advogados, jurados, réu, serventuários e escolta policial.

    A simulação foi baseada em um caso real, em que dois policiais foram acusados de homicídio após perseguirem dois homens suspeitos de assaltar um posto de gasolina. Durante a perseguição houve troca de tiros. Um dos homens conseguiu fugir ao descer do veículo em fuga. O outro suspeito do assalto foi atingido dezesseis vezes e faleceu.

    Em decisão, por maioria de votos, o júri decidiu que os réus são culpados por homicídio. Os responsáveis pela organização da atividade foram o professor mestre Fernando Fabiani Capano e o professor Robson Silva Ferreira, que consideram a experiência uma honra e uma oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas.

    No júri simulado, o estudante Grover Yana Mendoza, que nasceu na Bolívia, atuou como juiz presidente do Júri. “É um grande certificado na minha vida”, afirmou. “Ainda mais que eu sou estrangeiro e vim de longe para chegar a um Palácio do Estado de São Paulo e ser o presidente do júri. É o máximo!”

    O coordenador do Curso de Direito, professor doutor Cláudio Ganda de Souza, agradeceu ao TJSP, aos organizadores do evento e aos alunos participantes e ressaltou a importância do Salão do Júri, “aqui é o palco do tribunal mais importante dessa terra bandeirante, desse Estado. Este cenário deu lugar a muitos e brilhantes julgamentos”.

    O júri simulado contou com a presença de 72 pessoas, incluindo estudantes e familiares, além da coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, professora Adriana Ganda de Oliveira e a Diretora Acadêmica, professora mestra Denise Sawaia Tofik.

    As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 3117-2596.

    Mais fotos no Flickr.  

  

    Comunicação Social TJSP – LP (texto) / PH (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP