Com impressora 3D, servidor produz escudos faciais para agentes de saúde

Ação colabora no combate à Covid-19.

 

O surgimento do novo coronavírus desencadeou uma série de dificuldades sociais, motivando atitudes positivas por parte da população. No Tribunal de Justiça de São Paulo, magistrados e servidores tem participado de ações sociais, como a distribuição de cestas básicas ou coleta de doações. Foi, também, com o intuito de contribuir neste momento de grave crise sanitária que funcionários e juízes se juntaram novamente, agora para possibilitar a produção de escudos faciais destinados a agentes de saúde. 

Com uma impressora 3D e recursos obtidos por meio de doações de colegas e amigos, o assessor jurídico Luis Eneas Guarita passou a produzir dezenas de escudos. Até agora, foram entregues cerca de 70 itens ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe). Entre as etapas do processo, estão a impressão de uma tiara por hora e a confecção de elásticos com regulagem.

Luis Guarita participa, como voluntário, de um site que funciona como elo entre produtores de escudos faciais e órgãos de saúde das redes pública e privada, que recebem e distribuem os materiais prontos. Também são destinatários do item de proteção prestadores de serviços essenciais, como profissionais da segurança, da limpeza e de concessionárias de serviço público.

Com novas doações, o servidor calcula que será possível produzir mais 200 escudos nas próximas semanas. “A impressão 3D começou como um hobby, uma ferramenta que permitia criar utensílios, peças e miniaturas que são pintadas e vendidas. Quando a pandemia chegou ao Brasil, a comunidade de impressores 3D se mobilizou pelo Facebook para voluntariar. Após a implantação do home office pelo TJSP, percebi que também poderia atuar como voluntário. Os colegas e amigos têm ajudado muito, o que nos mantém engajados e motivados”, afirmou Guarita.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / Divulgação (foto)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP