#TrabalhoRemotoTJSP – Em Atibaia, audiências virtuais resultam em celeridade nos atos processuais

Anexo de Violência Doméstica de Ribeirão Preto recebe elogios.
 
Com as mudanças impostas pela necessidade de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, o Judiciário Paulista passou a lidar com consideráveis alterações na rotina de trabalho em todas as unidades. No entanto, o desafio de adaptar-se à nova realidade rendeu excelentes resultados. Com a realização de audiências remotas, magistrados e servidores têm observado tempos mais curtos de tramitação processual, além de gastos reduzidos. Foi o que ocorreu nas comarcas de Atibaia e Ribeirão Preto.
Na 2ª Vara Criminal de Atibaia tem sido comum a sentença ser proferida rapidamente. Como exemplo, a juíza Carolina Cheque de Freitas destacou um caso de tráfico de drogas em que, entre o recebimento da denúncia e a sentença proferida em teleaudiência, foram decorridos apenas quatro dias. Segundo a magistrada, o período tem sido de otimização do trabalho. “Desde as primeiras audiências realizadas por videoconferência, tivemos grande aceitação por parte das polícias – civil, militar, rodoviária federal e guarda municipal. Da mesma forma ocorreu a adesão de advogados, testemunhas civis e também das partes”, observou a magistrada. 
A unidade já realizou 50 audiências por videoconferência. “Apesar da preocupação inicial que tivemos em relação às audiências remotas, percebemos com a prática que, além de possível, o sistema é altamente benéfico por diversos motivos”, afirma a juíza. Entre os pontos positivos ela cita a desnecessidade de transportes de presos e a consequente economia de recursos públicos e liberação de policiais para o trabalho nas ruas. “Até para os advogados há uma otimização geral no trabalho desempenhado. Por esses e tantos outros motivos, sou uma defensora do sistema de audiências virtuais”, concluiu a magistrada. 
Em Ribeirão Preto, integrantes do TJSP receberam congratulações pelo trabalho desenvolvido desde que as audiências virtuais começaram a ocorrer. Em documento endereçado ao Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca, um advogado teceu elogios à atuação da juíza responsável pelo Anexo, Carolina Moreira Gama, e aos funcionários que se dedicam nos bastidores das audiências virtuais para que tudo ocorra satisfatoriamente. Para a magistrada, o sucesso do sistema de audiências por videoconferência se deve também ao trabalho colaborativo eficiente de Ministério Público, Defensoria e advogados. “Nós também agradecemos, pois todos entenderam os mecanismos e necessidades urgentes em prol desses atos remotos e se apresentaram disponíveis e atentos. Nossos servidores e estagiários também se encontram dedicados aos contatos pré-audiência, pelos quais os advogados têm elogiado a postura atenciosa e muito útil dos integrantes desta unidade judiciária”, comentou a juíza Carolina Gama. 
  
Compartilhe sua experiência
Os cartórios e equipes que queiram compartilhar suas histórias e rotinas com a Comunicação Social do Tribunal de Justiça podem enviar e-mail para redessociais@tjsp.jus.br  com fotos e informações da organização do trabalho.  Também vale publicar fotos nas redes sociais e marcá-las com as hashtags #TrabalhoRemotoTJSP e #AJustiçaNãoPara, informando sua unidade. A foto pode ser publicada no Instagram @TJSPoficial.
 
Comunicação Social TJSP – TM (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial

        www.twitter.com/tjspoficial

        www.youtube.com/tjspoficial

        www.flickr.com/tjsp_oficial 
www.instagram.com/tjspoficial    

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP