Artigo do desembargador Nalini fala sobre história do Tribunal e generalização de condutas

Texto foi publicado pelo Estadão.

 

O jornal O Estado de S. Paulo publicou ontem (23), no Blog do Fausto, artigo do desembargador José Renato Nalini, intitulado “Não se crucifique o Tribunal de Justiça de São Paulo”. O ex-presidente do TJSP no biênio 2014/2015 aborda a generalização de condutas diante do episódio ocorrido na praia de Santos, envolvendo desembargador do Tribunal paulista, que teve repercussão nacional.

No texto, Nalini observa que não se pode confundir um ato isolado, perpetrado por um juiz, com a conduta de todos os integrantes do Poder Judiciário. “Toda instituição humana, exatamente por ser composta de seres falíveis, é vulnerável a percalços. Isso não legitima a intolerável generalização que procura explorar falhas da Magistratura, como se ela fosse o repositório de todos os vícios”, ressaltou. 

O ex-presidente do TJSP traz à tona questionamentos, elenca feitos da Justiça paulista e finaliza: “Uma análise serena da História do TJSP, feita com isenção e liberada de preconceito, evidenciará saldo positivo, apesar de não prescindir de perene busca de aperfeiçoamento. Pode merecer reparos. Mas não pode ser crucificado”.

Confira a íntegra do artigo.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP