CIJ promove webinar “Acolhimento Familiar – desafios e possibilidades”

Especialistas palestraram para magistrados e servidores.
 
A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com a Escola Judiciária dos Servidores (Ejus), realizou ontem (9) a palestra online "Acolhimento Familiar - desafios e possibilidades". O webinar foi ministrado pela psicóloga Lara Naddeo, mestre em Intervenção Psicossocial pela Universidade de Barcelona; e por Sara Maria Soares, assistente social e coordenadora do Serviço de Famílias Acolhedoras do Instituto Fazendo História. Mais de 500 pessoas assistiram ao evento, entre magistrados e servidores, via plataforma Teams. 
O coordenador da CIJ, desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, e os membros da Coordenadoria, desembargador Antonio Carlos Malheiros e juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, oficiaram a abertura da conferência com a apresentação das palestrantes e boas-vindas ao público. 
Lara Naddeo explanou que o objetivo do serviço é organizar o acolhimento, em residências de famílias acolhedoras cadastradas, de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção, bem como também é responsável por selecionar, capacitar e acompanhar as famílias acolhedoras, os jovens e suas famílias de origem. 
“O acolhimento familiar trabalha na efetivação de vínculos afetivos saudáveis, no cuidado individualizado, nas transições graduais e cuidadosas, no acolhimento reparador. Além destes elementos, a convivência familiar e comunitária, a autonomia progressiva, a participação ativa e o envolvimento da sociedade civil são pontos considerados pelo serviço de acolhimento familiar”, completou Lara Naddeo. 
A assistente social Sara Maria Moraes apresentou o trabalho do Instituto Fazendo História, que atua no serviço de acolhimento familiar desde 2015 e já atendeu 62 crianças e conta 37 famílias acolhedoras e cadastradas. O instituto oferece acolhimento familiar a bebês e crianças de até 6 anos em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social, afastadas da família de origem ou extensa, como medida de proteção, excepcional e provisória. A família acolhedora tem a guarda provisória da criança até que ela retorne à família de origem ou seja adotada.
 
Comunicação Social TJSP –  TM (texto) / AC (arte) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP