TJSP na Mídia: Presidente Pinheiro Franco concede entrevista à TV Record News

Adaptações do PJ em 2021 foram tema do programa.

 

O programa semanal de entrevistas Estúdio News, da TV Record News, contou com a presença, no sábado (30), do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Entre os assuntos, foram abordadas as adaptações do Judiciário durante a pandemia. O magistrado destacou que, no início da crise, em março do ano passado, 40 mil servidores e quase 3 mil juízes foram transferidos para o trabalho remoto em apenas 12 dias. Desde então foram proferidos 24 milhões de atos judiciais. “O balanço é muito positivo”, afirmou.

Pinheiro Franco falou sobre projetos em andamento, entre eles o projeto-piloto de audiências de custódia virtuais, que poderá reduzir despesas estatais em até R$ 80 milhões por mês. Durante a pandemia foram envidados esforços para contenção de gastos, com a edição de planos de contingenciamento. “Iniciamos 2020 com déficit orçamentário de R$ 700 milhões. Em 31 de dezembro de 2020 esse déficit, mercê das restrições da economia, ele zerou. Então estamos entrando em 2021 sem dívidas”, informou o presidente.

Investimentos na tecnologia da informação também fazem parte das metas da atual gestão. De acordo com o desembargador, cerca de 75% dos processos já tramitam pela via digital. “Nós temos um projeto que dá início, neste ano de 2021, à digitalização dessa massa de 25%, que corresponde a 9 milhões de processos, para que, nos próximos quatro ou cinco anos, no máximo, não tenhamos mais papel no âmbito do Tribunal de Justiça de São Paulo", disse o magistrado.

Confira a entrevista na íntegra.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

  Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP