Tribunal completa um ano de trabalho remoto com a marca de 29,5 milhões de atos processuais produzidos

Sistema via web permite manutenção da prestação judicial.

Há um ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo, assim como o restante do mundo, foi tomado de assalto pela pandemia da Covid-19. Diante de um inimigo totalmente desconhecido, a Presidência iniciou uma série de estratégias e ações para prevenir o contágio e conter a expansão do coronavírus no âmbito do TJSP, incluindo o isolamento social. Foi neste contexto que se deu a implantação do trabalho remoto na Corte paulista a partir do dia 16 de março de 2020, uma medida sem precedentes e necessária para garantir a saúde e segurança de magistrados, servidores, integrantes do sistema de Justiça e público em geral. Em um curto espaço de tempo, todas as equipes do Tribunal se adaptaram ao novo modo de trabalho e a toda uma gama de atividades virtuais, inclusive às teleaudiências. Assim, pôde ser alcançada, no último domingo (14), a marca de 29.566.601 atos processuais produzidos – entre sentenças, acórdãos, despachos e decisões.

Confira a produção de 1º e 2º Graus (de 16/3 a 14/3):

  1º grau:
Despachos = 9.640.919
Decisões Interlocutórias = 14.722.718
Sentenças = 3.232.826

  2º grau:
Despachos = 921.396
Decisões monocráticas = 103.762
Acórdãos = 944.980

Recorde de conexões
A prestação jurisdicional é mantida via webconnection, que foi utilizado por 42.380 usuários (magistrados e servidores) durante o período de trabalho remoto. Até ontem (14), foram registradas 7.278.579 milhões de conexões. O maior número de acessos distintos por webconnection foi atingido nesta terça-feira (9): 32.806. Até então, o maior valor era o de 31.891 acessos, alcançado em 13/07, marca que foi superada em todos os dias da última semana. Confira:
Segunda-feira (8/3): 32.562
Terça-feira (9/3): 32.806
Quarta-feira (10/3): 32.564
Quinta-feira (11/3): 32.552
Sexta-feira (12/3): 31.934

#TrabalhoRemotoTJSP
Além das atividades no sistema por webconnection, os servidores também trabalham na organização das agendas, pesquisas, entre outras atividades. O atendimento de partes, advogados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria e de interessados ocorre preferencialmente por e-mail (veja a lista de e-mails das unidades em www.tjsp.jus.br/e-mail). Também estão sendo realizadas audiências por videoconferência. O trabalho funciona em dias úteis, das 9 às 19 horas, e os plantões ordinários (aos finais de semana e feriados) também são remotos e recebem peticionamento eletrônico das 9 às 13 horas. Serviços on-line também foram disponibilizados para auxiliar advogados e jurisdicionados que precisam do Judiciário. As iniciativas evitam o deslocamento e são uma forma de prevenir a disseminação da Covid-19. Veja mais informações sobre os serviços on-line.

O Tribunal mantém o hotsite https://www.tjsp.jus.br/CoronaVirus, onde é possível acompanhar as medidas emergenciais e os procedimentos adotados pelo TJSP em prol da saúde da população - informações oficiais, comunicados, notícias, canal de contato e materiais de comunicação para download, com orientações para prevenção e contenção do Coronavírus Covid-19.

  Comunicação Social TJSP – DM (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

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