Presidência do TJSP se reúne com representantes de entidades de servidores

Presidente Pinheiro Franco participou da reunião.

 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, reuniu-se, hoje (9), com os representantes das entidades de servidores do Poder Judiciário. Também participaram do encontro os juízes assessores da Presidência Rodrigo Nogueira e João Baptista Galhardo Júnior (Gabinete Civil). Ao abrir espaço para ouvir as entidades, o presidente prestou homenagens ao desembargador Antonio Carlos Malheiros, amigo de todos e defensor dos servidores paulistas. Durante a reunião, também foi lembrado o servidor Marcos Leite Penteado, “o Marquinhos da Apatej”, falecido em setembro de 2020, em decorrência da Covid-19.

No tocante às questões apresentadas, o presidente Pinheiro Franco registrou, depois de ouvir os pleitos suscitados: “Temos que nos alinhar ao país, a dificuldade é grande. É justa a pretensão. Não há nenhuma classe pública ou privada com correção nesse país”. Ele solicitou à Assojuris o envio dos estudos, por ela realizados junto a profissional externo, para que o material possa ser analisado com “outro olhar”, junto à Comissão de Orçamento e os juízes assessores do TJSP.

Durante o encontro, os participantes manifestaram seus pontos de vista relacionados às questões que envolvem os servidores de acordo com cada categoria e, em especial, deram ênfase ao trabalho remoto, advindo do isolamento social imposto pela pandemia, e outras questões que integram a pauta de reivindicações. Entre a prioridades estão a aplicação da data-base; a recomposição de pagamento de perdas salariais; a majoração de auxílios; retomadas das atividades de algumas comissões - além da criação de uma nova (para tratar do home office); necessidade de prioridade de vacinação aos profissionais que atuam na linha de frente no âmbito do Judiciário; entre outras.

Pinheiro Franco apontou os temas factíveis e elencou providências em andamento, como a chamada de servidores dos concursos ainda em aberto e abertura de novos concursos; falou da determinação para EPIs adequados aos oficiais de Justiça, materiais definidos pelo Departamento Médico do TJSP; determinou ao Gabinete Civil a verificação junto aos bancos da questão dos créditos consignados; explicou a impossibilidade de vacinação para grupos específicos e das tentativas feitas junto à Secretaria de Saúde; determinou o restabelecimento das comissões pleiteadas e a cessão de equipamentos de informática (em fase de preparo) para os servidores que optarem pelo trabalho remoto. Também disse que verificará junto à Procuradoria Geral do Estado se existe saída juridicamente permitida para a manutenção do auxílio-creche escola especial aos aposentados. “Sou absolutamente favorável; essas crianças e esses jovens precisam de acompanhamento que não pode ser interrompido.”

Ao encerrar a reunião, o presidente Pinheiro Franco agradeceu a delicadeza, o respeito e a forma cortês do desenrolar dos trabalhos e destacou que o respeito é mútuo. “Não existem dois lados, existe um lado só.” Encerrou repetindo o que disse ontem na cerimônia virtual de instalação de varas: “de nada adianta uma bela sentença e o mais belo acórdão sem o apoio e o respeito de cada servidor”.

Como representantes dos servidores participaram José Gozze (Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo/FESPESP) e Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (ASSETJ); Carlos Alberto Marcos/Alemão (Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo/ASSOJURIS); Michel Iorio (Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Judiciário Estadual na Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira/Sintrajus); Maricler Real (Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/AASPTJSP); Wagner José de Souza (Sindicato União dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo); Samuel de Oliveira (Associação dos Servidores do Judiciário do Estado de São Paulo/Ajesp); Luiz Milito (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do TJSP/Sintrajud); Regina Helena Assis (Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de São Paulo/ASSOJUBS); Mário Medeiros Neto (Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo/AOJESP); Adolfo Benedetti Neto (Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo/Assojuris); Cláudio Rosa Leopoldino (Associação dos Escreventes Técnicos Judiciários de São Paulo/AECOESP); e Maurício Carlos Queiroz (Associação Família Forense de Sorocaba/AFFOCOS).

 

 

          Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (arte e captação de imagens)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP