25 de Maio - Dia Nacional da Adoção

Novidades no programa Adote um Boa-Noite.

 

  Cerca de 5 mil crianças e adolescentes esperam para ser adotados no Brasil, apesar de haver mais de 32 mil pretendentes à adoção. A conta não fecha porque a grande maioria das crianças e adolescentes prontos para serem adotados têm mais de sete anos, enquanto aqueles que estão na fila para adotar desejam crianças mais novas.  Para estimular a adoção tardia, o Tribunal de Justiça de São Paulo tem o programa Adote um Boa-Noite (www.tjsp.jus.br/adoteumboanoite), que busca estimular a adoção de crianças e jovens com mais de sete anos e/ou com alguma deficiência. 
Desde outubro de 2017, o site divulga fotos e relatos de crianças e adolescentes acolhidos pelo Poder Judiciário e, a partir de hoje (25), Dia Nacional da Adoção, passa a contar com vídeos dos participantes que desejarem. A ideia é dar visibilidade a esses jovens, mostrando-os como sujeitos de direitos, parte integrante da sociedade, além de tentar contribuir com a evolução da concepção social de adoção, ampliando a baixíssima quantidade de adoções com esse perfil. 
Outra novidade é a inserção de um formulário em que o interessado em adotar uma criança/adolescente do projeto preenche para receber mais informações sobre os procedimentos. A nova funcionalidade busca facilitar a comunicação entre possíveis adotantes e as respectivas unidades judiciais.

 

  Adesão ao programa
As varas da Infância e da Juventude de todo o Estado que queiram inserir crianças no Adote um Boa-Noite devem acessar a página do programa na intranet do TJSP: https://tjsp.sharepoint.com/sites/Intranet/Paginas/Adote-um-Boa-Noite.aspx (link acessível apenas ao público interno). Nessa área constam todas as orientações, pareceres da Corregedoria sobre o programa, manual de fotos e vídeos e o formulário para o cadastro dos jovens. O mesmo formulário pode ser utilizado pelas varas que já aderiram ao programa para eventuais atualizações, como, por exemplo, o envio de vídeos.

 

Desde seu lançamento, o programa concretizou 25 adoções. Outros seis adolescentes que não participavam do Adote um Boa-Noite foram adotados por pessoas atraídas pelo projeto. Atualmente há 30 processos de adoção em andamento pelo programa.

 

  Comunicação Social TJSP – CA (texto) / MK (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP