TJSP rende homenagens aos servidores e magistrados falecidos desde 2020

Pandemia impediu ritos de velório e sepultamento.

 

  São nomes: Ruy, Egas, Mauro, Anelito, Aparecida, Clemilda, Gilze, Malvina, Odair, Ricardo, Sebastiana, Tsunae, Uedney, Vilma, Xisto, Zenaide, Maria Rosa, Wilson, Angelina, Margareth, Edson, Djanira, Guiomar, Francisco, Helena...

 

São sobrenomes: Camilo, Amaral, Fonseca, Mendonça, Malheiros, Pozzer, Loureiro, Garneiro, Araújo, Siqueira, Ferreira, Souza, Oliveira, Innocencio, Camargo, Ramos, Brazão, Tannure, Santos, Nunes, Fagundes, Machado, Simões, Costa, Guimarães...

 

São vidas que deixaram de existir a contar de 1º de janeiro de 2020 até os dias de hoje. São almas... E desde então, tão acostumados que somos aos ritos de despedida, não pudemos nos unir em abraços fraternais para o consolo da dor. Independentemente das causas que levaram os servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo à morte, cada um de nós sente a falta dos amigos e das amigas que se foram. Somos parte integrante dessas famílias que choraram e choram sozinhas a ausência de seu ente.

 

Desde quando a pandemia tomou conta do Brasil e do mundo, o Judiciário estadual estava à procura de uma ocasião em que houvesse condições sanitárias de proteção à saúde para homenagear os que se foram. Mesmo com distanciamento físico, a Família Forense hoje chora.

  

Nesse contexto, em que são mais de 500 mil vidas ceifadas pela Covid-19, na data de hoje (29), em ação conjunta com a Campanha da Família Forense – Inverno 2021, o TJSP promoveu o Tributo Solidário, evento com apresentações musicais de magistrados e servidores, com transmissão pelo canal do TJSP no YouTube e duração de 30 minutos. Foi um momento único, em que a arte se mesclou à saudade por aqueles se foram e à solidariedade para com aqueles que necessitam. O evento, acompanhado por 720 pessoas, ficará disponível no site do TJSP.
Com a participação da desembargadora pianista Maria Cristina Zucchi e da Juss Band, formada por Cláudia Bondioli e Aldo Scaglione (servidores), Iberê Dias e Josué Pimentel (magistrados) e a participação especial de Márcio Dias (no teclado), o pronunciamento do presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, e com todas as cautelas necessárias e restrição de pessoas no Salão dos Passos Perdidos (aqueles que apareceram sem máscaras estavam sozinhos em locais adequados para tanto), o telão, ao fundo, registrou o nome dos servidores e magistrados falecidos nesse período. No total, em um universo de mais de 70 mil pessoas, entre magistrados e servidores aposentados e da ativa, 969 faleceram de causas variadas (veja aqui).
Ao término, os servidores Cláudia Bondioli e Aldo Scaglione, representando todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário paulista, soltaram, no céu do marco zero da cidade de São Paulo, a Praça da Sé, balões com os dizeres: “Gratidão do TJSP”.


A todos que acompanharam essa homenagem os sinceros agradecimentos do TJSP.

 

  Assista ao vídeo da homenagem. 

 

Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / PS (fotos) / VV e KS (vídeo)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP