Visita telepresencial “Memória TJSP” homenageia a 6ª RAJ – Ribeirão Preto

Tour virtual teve público de 200 pessoas.

 

    A 6ª Região Administrativa Judiciária (6ª RAJ), com sede em Ribeirão Preto, participou hoje (27), da visita telepresencial “Memória TJSP”, projeto iniciado em setembro do ano passado. O evento é organizado pela Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. “Um povo que desconhece a sua história, desconhece a si mesmo”, lembrou o desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão, salientando que Ribeirão Preto é única sede de RAJ que abriga uma unidade regional do museu do TJSP. “É o espaço denominado dr. Sylvio Ribeiro de Souza e, na região, temos ainda um núcleo do museu da Comarca de Pitangueiras”, destacou.

    Na abertura dos trabalhos, o juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), do Conselho Nacional de Justiça, e membro da Comissão Gestora de Arquivo, Memória e Gestão Documental do TJSP, apresentou os objetivos do projeto e agradeceu a presença de todos.

    Em seguida, o desembargador Renato Delbianco conduziu a visita abordando a importância desse trabalho e destacando a conquista do TJSP no “Prêmio Memória do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, em três categorias.

    O juiz diretor da 6ª RAJ, Reginaldo Siqueira, apresentou um pouco da história da região. Segundo o magistrado, essa é a segunda maior RAJ do Estado, com 48 comarcas e 98 municípios. “Dentre eles posso destacar Franca, considerada a capital nacional do calçado e do basquete, Sertãozinho, a capital mundial do setor sucroalcooleiro, e Ribeirão Preto, que abriga grandes eventos como a Agrishow, uma das maiores feiras agropecuárias do mundo, e a Feira Nacional do Livro.”

    Na sequência, um vídeo apresentado pela professora, historiadora e doutora em História Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa contou curiosidades sobre a história política, econômica e social da região.

    O juiz diretor da Comarca de Batatais e professor universitário Fábio Marques Dias lembrou personalidades da região, como o ex-presidente da República Washington Luís, nascido no Rio de Janeiro, mas que fez carreira política em São Paulo, inclusive como chefe do executivo de Batatais.

    Em seu depoimento, o ministro Sidnei Beneti, nascido em Ribeirão Preto, compartilhou lembranças históricas. “Espero que prossiga esse trabalho de aprofundamento da memória de Ribeirão Preto, porque têm enorme importância para a história do Brasil e do Judiciário. As raízes profundas de uma cidade são a própria cidade, desenham a imagem presente e norteiam o seu futuro”, enfatizou.

    O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, afirmou que “esses encontros com a memória histórica são muito importantes para que possamos reconhecer o legado dos nossos antecessores. É como se estivéssemos em uma corrida e o papel de todos nós é o de entregar o bastão, lá na frente, melhor do que recebemos.”

    O magistrado Sylvio Ribeiro de Souza Neto, da 2ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, parabenizou a todos pela iniciativa. “Precisamos cada vez mais investir na nossa história para projetar um futuro melhor”. O promotor de Justiça aposentado, historiador e professor universitário João Carlos Bianco também fez uso da palavra.

    Prestigiaram o evento o desembargador Cyro Antonio Facchini Ribeiro de Souza; o juiz diretor do fórum da Comarca de Ribeirão Preto, José Duarte Neto; os juízes Márcio Pelliciotti Violante (2ª Vara da Família e das Sucessões de Ribeirão Preto) e Rodrigo Marzola Colombini (3ª Vara Especial da Infância e da Juventude – Capital); o professor Danilo Pereira Lima e os alunos do Centro Universitário Claretiano de Batatais.

 

    Próximas visitas "Memória TJSP"
    Com o objetivo de divulgar conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca, o tour virtual percorrerá as 10 RAJs do Estado, levando cultura e história a magistrados, servidores e público em geral. O evento já percorreu a 10ª RAJ – Sorocaba, a 9ª RAJ – São José dos Campos, a 8ª RAJ - São José do Rio Preto e a 7ª RAJ- Santos. As inscrições poderão ser feitas pelo agendamento virtual. Cronograma de visitas:

 

    24/06/22 - 5ª RAJ - Presidente Prudente

    26/08/22 - 4ª RAJ - Campinas

    30/09/22 - 3ª RAJ - Bauru

    21/10/22 - 2ª RAJ - Araçatuba

    25/11/22 - 1ª RAJ - Grande São Paulo

               

    Comunicação Social TJSP – VT (texto) /  PS (reprodução e arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp/

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP