Palácio da Justiça recebe exposição “Uma Toga para Duas Cortes – TRE-SP e TJSP”

Presidentes dos Tribunais participaram da abertura.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na manhã desta quinta-feira (9), a solenidade de abertura da exposição Uma Toga para Duas Cortes: TRE-SP e TJSP, em comemoração aos 90 anos do Tribunal Eleitoral. A mostra ficará em cartaz no Palácio da Justiça, sede do Judiciário paulista, até 1º de julho. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Organizado pelo Museu do TJSP em parceria com o Centro de Memória Eleitoral (Cemel), o espaço conta com painéis e objetos históricos. Os visitantes têm a oportunidade de conferir a proximidade entre os dois tribunais, conhecer os 11 desembargadores que foram presidentes das duas Cortes (de Afonso José de Carvalho a Márcio Martins Bonilha), saber da relação do poeta Paulo Bomfim com as duas instituições, ver a linha do tempo das urnas de votação (desde a produzida com lona até a eletrônica), entre outras curiosidades.
Ao iniciar a solenidade, o coordenador do Museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, ressaltou a “o papel fundamental da Justiça Eleitoral na consolidação da nossa democracia”. “Na disputa acirrada que marca as eleições, o TRE dará tranquilidade e serenidade para conduzir o pleito, como sempre foi, proclamando os vencedores”, declarou.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, ressaltou que a exposição, além de homenagear os 11 magistrados que presidiram os dois tribunais, homenageia as duas Justiças, a democracia e o povo paulista. “A Corte Eleitoral paulista volta, com muito agradecimento, a este templo para reafirmar seus laços comuns de história e memória. Afinal, o TJSP, além de ceder seus dedicados juízes às zonas eleitorais do estado, sempre procurou dar o melhor apoio logístico que estava ao seu alcance à Justiça coirmã, não só oferecendo, ao longo de décadas, seus fóruns para sediar cartórios eleitorais, mas também propiciando algumas facilidades operacionais para realização das eleições da melhor forma possível”, discursou.
“É uma honra imensa sediar a exposição comemorativa pelos 90 anos do TRE”, disse o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe. “Tanto o Tribunal Regional Eleitoral como o Tribunal de Justiça de São Paulo primam pelo respeito à República, à Federação e à democracia. Isso tem se sucedido ao longo dos anos”, afirmou, observando, em seguida, que o saudoso poeta Paulo Bomfim foi citado nas duas falas anteriores. “A figura marcante em todos os discursos: Paulo Bomfim. É o único que tem as maiores comendas que podem ser concedidas por ambos os tribunais. Além de ser o Príncipe dos Poetas Brasileiros, sempre fez questão de citar o TJSP e o TRE como verdadeiras trincheiras da democracia”, completou.
Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno; o ex-presidente do TRE-SP desembargador Mário Devienne Ferraz; a presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus; o juiz membro do TRE-SP, Marcio Kayatt; o juiz integrante da Comissão Gestora de Arquivo, Memória e Gestão Documental do TJSP, Carlos Alexandre Böttcher; a procuradora regional Eleitoral de São Paulo, Paula Bajer Fernandes Martins da Costa; a defensora pública Luciana Jordão da Mota Armiliato de Carvalho, representando a Defensoria Pública de São Paulo; o conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) Vitorino Francisco Antunes, representando o presidente da instituição; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sidney Nunes de Souza; o 2º Tenente do Exército Moisés Cassola Socha, representando o Comandante-Geral do Sudeste; e o pintor de várias obras contidas na exposição, Biaggio Mazzeo; além de familiares dos presidentes das duas Cortes, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares e servidores de ambas as Cortes.

  Mais fotos no Flickr.

Serviço:
Exposição "Uma Toga para Duas Cortes - TRE-SP e TJSP"
Local: Palácio da Justiça, Salão dos Passos Perdidos (2º andar). Praça da Sé, s/número – Centro
Data: até 1º de julho
Aberta ao público, das 13 às 17 horas (advogados a partir das 9h).
Entrada grátis.

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS e PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP