Julho Amarelo: campanha busca conscientização sobre hepatites virais

Inflamação no fígado pode levar à morte.

 

    O Brasil participa da iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para erradicação das hepatites virais como problemas de saúde pública até 2030. Em consonância com este objetivo, durante todo o mês o Tribunal de Justiça de São Paulo participou da campanha “Julho Amarelo”, instituída pela Lei nº 13.802/19, que visa reforçar ações de vigilância, prevenção e controle da doença, culminando nesta quinta-feira (28) no Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, data criada pela OMS a pedido do Brasil.

    A cor do mês não foi escolhida por acaso: um dos sintomas característicos da doença é deixar pele e olhos amarelados. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Entre os sintomas, estão cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. As hepatites virais são causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E, sendo as três primeiras mais comuns no Brasil. 

    De acordo com dados mais recentes do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, pertencente ao Ministério da Saúde, até dezembro de 2021 quase 9 mil pessoas estavam em tratamento para hepatite B no Estado de São Paulo e quase 5 mil para hepatite C. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a estimativa, até julho do ano passado, era de que havia 83.087 casos de hepatite C na cidade. Previna-se.

 

    Confira os tipos de hepatites virais:

    – Hepatite A: apesar de ser mais leve e se curar sozinha, é responsável pelo maior número de casos entre todas as hepatites. É causada por má condição de saneamento básico e higiene. Existe vacina.

    – Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência. É majoritariamente transmitida pela via sexual e por contato sanguíneo. A vacina e o uso de preservativo são as melhores armas para combater a doença.

    – Hepatite C: transmitida principalmente pelo sangue, sendo a principal causa de transplantes de fígado.  A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e ser letal. Não há vacina.

    – Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege da hepatite D.

    – Hepatite E: transmitida pela via digestiva (transmissão fecal-oral). Mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença. Assim como a hepatite A, é causada por má condição de saneamento básico e higiene.

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 27/7/22.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / AD (layout)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP