Campanha Eu Faço Parte!: Aprimoramento de métodos alternativos de solução de conflitos e da comunicação institucional

Objetivos 14 e 22 do Planejamento Estratégico.

 

        O trabalho de servidores e magistrados é essencial para o cumprimento do Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026 do Tribunal de Justiça de São Paulo. Neste mês, a campanha Eu Faço Parte! mostra como a desjudicialização de conflitos e o aprimoramento da comunicação institucional contribuem para uma prestação jurisdicional mais eficiente e transparente.

        Os temas são tratados nos objetivos 14 (Aprimorar os métodos adequados de soluções de conflitos) e 22 (Aprimorar a comunicação institucional) do PE. A juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias e a servidora Ana Carolina de Carvalho Almeida contam sobre o trabalho diário e suas contribuições para a concretização dos objetivos traçados.

 

        Objetivo 14

        Aprimorar os métodos adequados de soluções de conflitos

        “Eu sou juíza integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal. Uma das principais atribuições do Nupemec é a instalação e monitoramento de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), unidades focadas na solução de conflitos por meio da mediação e conciliação, onde as partes, com a ajuda de um profissional, tentam conversar e resolver suas questões, sem a necessidade de uma decisão judicial.

        Meu papel no Nupemec é trabalhar no aprimoramento da estrutura, dando um novo olhar aos conflitos que são submetidos ao Tribunal de Justiça de São Paulo e buscando a eficiência dos serviços prestados. Recentemente, por exemplo, o Judiciário paulista firmou Termo de Compromisso Público com instituições financeiras visando o aprimoramento do encaminhamento de pedidos de mediação e/ou conciliação referentes à questões de expurgos inflacionários relacionados aos Planos Econômicos – Bresser (junho/87), Verão (janeiro/89), Collor I (abril/90) e Collor II (janeiro/91), regido pela Portaria 10.179/22.

        Aprimorar os métodos de solução de conflitos é uma forma de o Poder Judiciário contribuir para a redução da judicialização e para a pacificação da sociedade.”

        Juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, integrante do Nupemec
        Assista ao vídeo.

 

        Objetivo 22

        Aprimorar a comunicação institucional

        “Eu trabalho na Diretoria de Comunicação Social, setor ligado à Secretaria da Presidência. Um dos principais objetivos da nossa atividade é levar ao conhecimento da população o trabalho desenvolvido no Tribunal de Justiça de São Paulo e os serviços disponíveis ao cidadão. Além disso, também somos responsáveis pela comunicação interna da instituição. Ou seja, fazer chegar aos nossos servidores e magistrados informações importantes sobre o funcionamento do maior Tribunal do Brasil.

        Nós sugerimos pautas na imprensa, desenvolvemos campanhas, somos responsáveis pelo site, intranet e redes sociais, entre muitas outras atividades. Eu atuo diretamente no atendimento a jornalistas. Recebemos dezenas de demandas de repórteres e produtores diariamente e oferecemos todo o suporte para que eles possam elaborar matérias que correspondam à realidade dos trabalhos do Tribunal.”

        Ana Carolina de Carvalho Almeida, chefe de seção judiciário na Diretoria de Comunicação Social
        Assista ao vídeo.

 

        A campanha

        O TJSP lançou em julho a campanha Eu Faço Parte! que evidencia como o trabalho de servidores e magistrados do TJSP é essencial para o cumprimento dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026. A cada mês, vídeos, notícias e postagens nas redes sociais apresentam histórias que mostram como as atividades diárias – sejam elas da área de orçamento, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura, prestação jurisdicional, responsabilidade social/ambiental, entre outras – impactam no avanço dos objetivos.     

        O Planejamento Estratégico 2021/2026, aprovado pela Resolução nº 845/20, definiu diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridos pelo Judiciário paulista ao longo de seis anos. São eles que conduzem o TJSP à missão de resolver conflitos da sociedade, no âmbito de sua competência, para preservação dos direitos, por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados. Para alcançar essa missão, o PE estabeleceu 22 objetivos estratégicos que guiam a atuação da Corte, traçados após consulta pública com participação da sociedade civil, entidades, instituições, magistrados e servidores.

  

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / JT e MK (identidade visual e layout) / KS e PS (fotos) / VV e ND (vídeos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:

        www.facebook.com/tjspoficial
        
www.twitter.com/tjspoficial
        
www.youtube.com/tjspoficial
        
www.flickr.com/tjsp_oficial
        
www.instagram.com/tjspoficial
        
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP