Desembargador José Henrique Rodrigues Torres é empossado no TJSP

Magistrado chega ao posto após 35 anos de carreira.

O Tribunal de Justiça de São Paulo, em solenidade conduzida pelo presidente do Poder Judiciário paulista, desembargador Ricardo Mair Anafe, empossou no cargo de desembargador o magistrado José Henrique Rodrigues Torres. A cerimônia, realizada na tarde de sexta-feira (10) no Salão do Júri do Palácio da Justiça, foi prestigiada por colegas, representantes de instituições, familiares e amigos do novo desembargador.
Após a prestação do compromisso solene e outorga do Colar do Mérito Judiciário ao empossado, o desembargador Carlos Henrique Miguel Trevisan, orador em nome do Tribunal, saudou o amigo. “Os compromissos de vida do desembargador José Henrique Rodrigues Torres coincidem com os ideais de justiça e com os princípios que inspiraram a Declaração Universal dos Direitos do Homem”, ressaltou. “Deixo aqui, mais uma vez, consignada minha admiração não só por sua formação, cultura jurídica e excelência profissional, como também por suas qualidades como pessoa, em especial sua humanidade e integridade, que sempre pautaram sua vida.”
Em seu discurso, o desembargador José Henrique Rodrigues Torres homenageou as mulheres por seu Dia Internacional, comemorado na mesma semana da posse, e agradeceu a todos que o apoiaram em sua trajetória. “Ao atravessar os umbrais deste templo de Justiça, há pouco, eu pude sentir o calor e reconhecer o brilho do olhar de cada pessoa que aqui está para fortalecer-me nessa travessia. Eu percebi que posso seguir seguro com o meu esperançar”, afirmou. “Senhor presidente, eu estou aqui hoje, sim, para celebrar a minha chegada a este Tribunal, mas, principalmente, eu estou aqui para reafirmar, publicamente, o compromisso de continuar sonhando e trabalhando para que tenhamos um mundo mais justo e igual, um mundo do império da dignidade e dos direitos humanos”, declarou.
Ao encerrar a solenidade, o presidente Ricardo Mair Anafe cumprimentou o empossado e compartilhou a confiança de que o magistrado tem todos os predicados necessários para desempenhar a nova função. “É uma tarefa árdua, a do Tribunal de Justiça de São Paulo”, frisou o presidente. “É uma travessia árdua, mas não tenho a menor dúvida que com toda sua fleuma, toda sua verve e todo seu conhecimento irá dar conta dessa travessia com galhardia”, concluiu.

José Henrique Rodrigues Torres – Nasceu na cidade de Botucatu (SP) em 1959. Graduou-se no ano de 1980 na Faculdade de Direito de Bauru, ingressou na Magistratura em 1987 e foi nomeado para a 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Campinas. Atuou em seguida nas comarcas de Ribeirão Preto e Tatuí. Em 1992 retornou à Comarca de Campinas, onde judicou por 30 anos na Vara do Júri. Foi promovido ao posto de desembargador em novembro de 2022.

  A solenidade foi prestigiada pelos desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente do TJSP), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Alves Miranda Arantes; diretor da Escola Paulista de Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; ouvidora do TJSP, desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; secretária de Justiça, Eunice Prudente, representando o prefeito de São Paulo; presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; procurador do Estado da Área do Contencioso Geral, Cláudio Henrique Ribeiro Dias, representando a procuradora-geral; defensor público coordenador do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, João Felippe Belém Gouvêa Reis, representando o defensor público-geral; vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados e vice-presidente da União Internacional de Magistrados, desembargador Walter Rocha Barone, representando a presidente da Apamagis; 1º vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, procurador de Justiça Gabriel Bittencourt Perez, representando o presidente; vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, representando a presidente; chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara; pela esposa do empossado, Maria Julia Martins; magistrados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, representantes civis e militares, servidores da Justiça, familiares e amigos do empossado.

 

  Mais fotos no Flickr.

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS e PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial
        www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP