Tribunal inaugura unidade do Cejusc na Comarca de Rancharia

Solenidade realizada virtualmente nesta segunda-feira (13).

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu nesta segunda-feira (13) a instalação oficial do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Rancharia. A solenidade de inauguração ocorreu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJSP no Youtube, e contou com a participação de magistrados do TJSP e representantes de instituições locais. Assista aqui à cerimônia, na íntegra.
O novo Cejusc tem como objetivo dar maior celeridade às causas e solucionar os litígios por meio da conciliação e da mediação, sendo um método adequado para demandas envolvendo pensão alimentícia, guarda de filhos e divórcio, acidentes de trânsito, dívidas com instituições bancárias, questões de vizinhança, entre outras. O Centro funcionará no Fórum de Rancharia II - JEC e Criminal, que fica na Rua Sete de Setembro, 964, na Vila Guaçu. O horário de funcionamento será das 13 às 17 horas.
Diretora do fórum de Rancharia e coordenadora da nova unidade, a juíza Dayane Aparecida Rodrigues Mendes destacou o Centro como uma enorme conquista para a cidade, que é localizada na 5ª Região Administrava Judiciária, com sede em Presidente Prudente, e conta com população estimada em pouco mais de 29 mil pessoas, segundo o IBGE. “Não temos dúvidas de que a instalação deste Cejusc contribuirá para a Comarca, pois vem somar na busca de uma prestação jurisdicional célere e adequada, que tem como diferencial solucionar a lide em profundidade”, declarou a magistrada.  “Esperamos que o Cejusc tenha forte adesão e diminua o tempo de espera pelo julgamento”, acrescentou a juíza, agradecendo o empenho de advogados, conciliadores, mediadores e funcionários da Justiça, em especial o servidor Jorge Augusto Tassi.
Prefeito de Rancharia e servidor do TJSP há mais de 30 anos, Marcos Slobodticov enalteceu a parceria entre o Executivo e o Judiciário e fez votos de sucesso à nova unidade. “Tenho a certeza de que os juízes que aqui estão têm se esforçado ao máximo na prestação jurisdicional. Com o Cejusc, isso melhorará mais ainda”, afirmou. “O trabalho do Judiciário em nossa Comarca precisa ser enaltecido”, concluiu o prefeito.
Representando na solenidade o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, externou a felicidade pela inauguração de mais uma unidade do Cejusc, a 246ª do Estado. A magistrada também exaltou a importância da parceria entre todos os atores envolvidos no sistema de Justiça, incluindo magistrados, advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público, forças de segurança e representantes dos demais poderes, sem deixar de fazer especial menção à figura dos conciliadores e mediadores, muitos dos quais atuam de forma voluntária.
“É um conjunto de forças de todos nós, para o bem da pacificação dos conflitos sociais, porque não é possível esperar tantos anos pela solução de um processo. Nós queremos mais resultados, com o protagonismo dos próprios personagens desses conflitos, que são as partes, e, para isso, precisamos um interlocutor, que é o mediador. No Cejusc, fazemos mais, melhor e diferente”, afirmou a desembargadora. “Vamos tentar fazer desse êxito da Comarca de Rancharia um grande produto do bem e da pacificação social”, complementou.
Também prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara Municipal de Rancharia, vereador José Roberto de Sena; o coordenador da 22ª Circunscrição Judiciária – Itapetininga, desembargador José Manoel Ribeiro de Paula; o coordenador adjunto da 38ª Circunscrição Judiciária – Franca, desembargador Elcio Trujillo; o diretor da 5ª RAJ, juiz Paulo Gimenes Alonso, que também representou o diretor do fórum de Presidente Prudente, juiz José Wagner Parrão Molina; o promotor de Justiça Ruan Manconi Milani; a secretária-geral da 165ª Subseção de Rancharia da OAB SP, Andrea Cristina Augusto, representando o presidente; os delegados de Polícia Arlindo Ribeiro de Sales e Pedro Jose da Silva; o comandante da Polícia Militar de Rancharia, 1º sargento PM Erick Guimarães Reule; o comandante da Guarda Municipal de Rancharia, Valgleber Tatiano Silva; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rancharia, Carlos Alberto Barbeiro Fernandes; demais magistrados, servidores e convidados.

 

Serviço
Cejusc Rancharia
Endereço: Rua Sete de Setembro, 964 - Vila Guaçu – Rancharia
E-mail: cejusc.rancharia@tjsp.jus.br
Telefone: (18) 2199-6303

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:    
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP