NÚCLEO DE GERENCIAMENTO DE PRECEDENTES E AÇÕES COLETIVAS

Entendimentos Recentes


0000100-92.2024.8.26.9061 – Recebimento de adicionais temporais cumulados com o reenquadramento dos vencimentos por evolução por letras, para os servidores públicos do Município de Paranapuã. (AGUARDANDO O TRÂNSITO EM JULGADO)

  • Assunto: Adicional por tempo de serviço
  • Órgão Julgador: Turma de Uniformização
  • Relator(a): Dr. CÉSAR AUGUSTO FERNANDES
  • Data de Julgamento: 01/07/2024
  • Data de Publicação: 04/07/2024
  • Ementa: "Pedido de uniformização de interpretação de lei. Servidor público. Município de Paranapuã. Pleito de recebimento de adicionais temporais em cumulação a reenquadramento de vencimentos por evolução de letras. Dissídio comprovado entre as atuais Turmas Recursais da Fazenda Pública do Colégio Recursal. No mérito, após a edição da Lei Complementar 02/2001, do Município de Paranapuã, a progressão horizontal foi suprimida, e o reenquadramento dos vencimentos por evolução de letras, após cada período de tempo, carrega justamente a natureza de adicional por tempo de serviço, que por essa razão já é pago normalmente. Dar pela cumulação do reenquadramento por evolução de letras com o adicional temporal constituiria uma de duas situações: 'bis in idem'; ou cumulação do adicional com um reenquadramento sem amparo legal qualquer. Ressalva, apenas, para eventual evolução funcional com base na legislação anterior à Lei Complementar 02/2001, quando a progressão horizontal existia e poderia ser cumulada com adicionais temporais. Proposta de fixação da seguinte tese: “Após a edição da Lei Complementar 02/2001, do Município de Paranapuã, o reenquadramento dos vencimentos por evolução de letras tem a natureza de incorporação de adicional por tempo de serviço”. PUIL conhecido e provido para fixação de tese."
  • Tese firmada: 

Após a edição da Lei Complementar 02/2001, do Município de Paranapuã, o reenquadramento dos vencimentos por evolução de letras tem a natureza de incorporação de adicional por tempo de serviço.

  • Observação: Após o trânsito em julgado, será considerado como "Entendimento Firmado", recebendo uma numeração de tema de PUIL.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP