COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

TJSP na Mídia: Chegada do Projeto VIDA em São José do Rio Preto é noticiada na imprensa

Aplicativo auxilia fiscalização.

A expansão do Projeto VIDA (Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação) para a região de São José do Rio Preto foi noticiada pela imprensa nos últimos dias. O projeto utiliza aplicativo e localização georreferencial para fiscalização do cumprimento de decisões judiciais, como medidas protetivas e cautelares diversas da prisão. O jornal Diário da Região noticiou a iniciativa nesta sexta-feira (24), o telejornal Brasil Urgente, da Band, abordou o assunto na última quinta-feira (23), enquanto o portal Defesa publicou matéria na quarta-feira (22).
Entrevistado pelo noticiário da Band, o juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto e coordenador do Deecrim-8, explicou como o aplicativo funciona na prática e a expectativa para o início do funcionamento na região. “O sistema ajuda o senso de disciplina e responsabilidade do sentenciado que está em recuperação”, afirmou, dizendo que começará a funcionar em breve. “A nossa expectativa é que para a saída temporária de dezembro nós já tenhamos condições de enviar para a Polícia todas as informações dos sentenciados que estão no regime semiaberto”, falou.
O Diário da Região explicou que "o aplicativo reproduz a localização da pessoa fiscalizada ou protegida pela lei, em mapas projetados nos smartphones e tablets instalados nas viaturas. Sempre que os policiais estiverem nas imediações do endereço da pessoa monitorada ou protegida, o programa vai emitir avisos sonoros e visuais e apresentar fotos e dados sobre casos".
O portal Defesa detalhou projeto e reproduziu uma fala do juiz Evandro Pelarin: “Contamos com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça e dos juízes idealizadores do VIDA: Angel Tomas Castroviejo, Hélio Benedini Ravagnani e José Roberto Bernardi Liberal. Também foi fundamental a parceria com a Polícia Militar, especialmente a atuação do major Victor Moreto Santos, de Ribeirão Preto, que têm nos fornecido todas as informações necessárias, e do coronel Fábio Rogério Candido, comandante do Policiamento do Interior aqui na região. A Polícia é responsável pela parte prática e sem esse trabalho conjunto seria inviável a implementação”, disse.

Projeto VIDA
No VIDA, o aplicativo utilizado pela Polícia Militar reproduz a localização da pessoa fiscalizada ou protegida em mapas projetados nos equipamentos (smartphones e tablets) instalados nas viaturas. Também transmite ao seu operador – em tempo real – informações sobre as restrições, crime cometido, foto, entre outras, além da emissão de avisos sonoros e visuais, sempre que a viatura estiver passando próximo da residência da pessoa. A implementação em São José do Rio Preto ocorrerá nos próximos meses e a execução se dará em 96 municípios, com o apoio de 283 viaturas, 481 aparelhos de smartphones e tablets e efetivo de cerca de 2 mil policiais militares.

Comunicação Social TJSP – SB (texto)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP