COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Projetos e Campanhas

Pílulas Informativas




Informativa


Informativa

A Informativa nasceu do reconhecimento da importância da divulgação de artigos acadêmicos, jurisprudências, entrevistas, resenhas de livros, filmes e outras formas de manifestação intelectual e artística que, de alguma forma, permitam a disseminação do conhecimento e convidem ao aprofundamento da temática de gênero e interseccionalidades. São edições trimestrais elaboradas em atuação conjunta da Comesp com acadêmicas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas e Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Edição 4 - 10/8/21
Edição 3 - 2/6/21
Edição 2 - 29/3/21
Edição 1 - 11/12/20



Campanha Compromisso e Atitude


As instituições integrantes da campanha Compromisso e Atitude – Lei Maria da Penha estão unidas para projetos e implantação de serviços voltados ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. No portal estão reunidas, para conhecimento e acompanhamento, as ações desenvolvidas com o intuito de mobilizar a sociedade e tornar público o trabalho desenvolvido no combate à desigualdade de gênero.






Projeto Fênix – Alçando Voo


Projeto Fênix

Parceria do Tribunal de Justiça de São Paulo com a Secretaria de Estado da Saúde e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem viabiliza reparação estética, ortopédica e odontológica, de graça, para vítimas de violência doméstica e de gênero. Com os procedimentos, as sobreviventes recuperam a autoestima, alcançam maior qualidade de vida e recebem apoio para seguir em frente.

O encaminhamento da paciente ao programa é feito por juízes, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia, delegacias de polícia e pelas próprias vítimas e seus familiares, que podem solicitar a reparação das lesões ocasionadas por agressões diretamente na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp) pelo e-mail comesp@tjsp.jus.br ou telefones (11) 3538-9034 / 9035 / 9038/ 9039.




Campanha Isso tem nome: Feminicídio


Campanha Isso tem nome: Feminicídio

Trata de mortes violentas de mulheres pela única razão de serem mulheres. A ação visa dar visibilidade à Lei do Feminicídio (Lei 13.104/15). A campanha conta com vídeos e peças impressas de certidões de óbito estilizadas, com nomes fictícios e tipos de mortes reais mais comuns, como estrangulamento, facadas, tiros e agressões.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP