COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

Judiciário paulista participa da entrega de cartas de crédito habitacional a mulheres vítimas de violência doméstica

Vice-coordenadora da Comesp prestigia ato na Prefeitura de SP.

O Judiciário paulista participou, hoje (8), da cerimônia de Entrega Simbólica de Cartas de Crédito Habitacional para Mulheres Vítimas de Violência, realizada pela Prefeitura de São Paulo, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A vice-coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, esteve presente ao evento, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. A Prefeitura entregou cartas de crédito habitacional a 1.202 mulheres vítimas de violência cadastradas no banco de dados da Cohab e da Secretaria municipal de direitos Humanos e Cidadania. Com a carta, elas poderão adquirir imóveis na Capital paulista avaliados em até R$180 mil.
"As políticas públicas que coíbem a violência e ajudam a romper o ciclo de violência contra a mulher devem ser privilegiadas e a questão da habitação é vital neste sentido”, afirmou a desembargadora Gilda Diodatti. “Quando as mulheres se conscientizam da violência sofrida e buscam ajuda para romper com o ciclo, o maior empecilho é a moradia. Elas conseguem se organizar para prover o sustento dos filhos, mas garantir o teto é bem mais difícil. Elas não têm como abrigá-los e, por isso, acabam perpetuando a situação de violência. Já contamos com instituições que acolhem a mulher em situação de violência e, com este projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo, estamos dando um passo à frente.”
O prefeito Ricardo Nunes agradeceu ao público presente – totalmente composto por mulheres – e falou sobre as ações da prefeitura voltadas à população feminina. “Estamos atentos às necessidades das mulheres, especialmente às vítimas de violência", afirmou.
“Grande parte das mulheres vítimas de violência doméstica mantém o sustento da casa e disponibilizar crédito imobiliário para elas é o reconhecimento histórico da luta dessas mulheres para garantir o bem-estar dos filhos com independência e dignidade”, declarou a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), que também participou do evento.
Completaram a mesa de honra da cerimônia a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto; a secretária executiva do projeto Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação, Elisabete França; a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância da Secretaria Municipal da Saúde, Sandra Sabino; e a vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereadora Rute Costa. Secretárias municipais, vereadoras e representantes da sociedade civil também prestigiaram o evento.

Comunicação Social TJSP – DM (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP