COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

TJSP na Mídia: Criação de Vara Empresarial, Semana de Acessibilidade e combate à violência doméstica

Diário da Região, Estadão e R7 veicularam notícias.

Iniciativas do Tribunal de Justiça de São Paulo foram notícia na imprensa nos últimos dias. Na sexta-feira (16), o Diário da Região destacou a criação da Vara Empresarial de São José do Rio Preto. Na mesma data, matéria do portal R7 tratou do aumento do número de denúncias de violência doméstica na Justiça paulista em Ribeirão Preto. No sábado (17), foi a vez do Estadão veicular reportagem sobre o trabalho de inclusão e acessibilidade desenvolvido pelo TJSP.
A matéria do Diário da Região informa que a instalação da Vara Regional Empresarial e de Conflitos relacionados à Arbitragem está prevista para 2023, ainda sem data definida, e que a unidade irá concentrar questões empresariais das regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e Rio Preto. “Uma Vara especializada em falência e em questões econômicas é de suma importância para a economia do País. O fechamento de uma empresa até esse gerenciamento de uma eventual falência, de recuperação dos ativos, precisa ter um juiz especializado”, afirmou a juíza diretora do Fórum de São José do Rio Preto, Luciana Cassiano Zamperlini Cochito.
A reportagem do Estadão destaca que o TJSP conta com quase mil servidores e dez magistrados com deficiência. Traz, também, as ações desenvolvidas pela Seção de Acessibilidade e Inclusão, ligada à Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), em conjunto com outras áreas do TJSP. “A política de acessibilidade é uma política de inclusão, é uma política de cidadania em última instância”, afirmou o coordenador da Caps, desembargador Irineu Jorge Fava. A matéria destaca, ainda, que o trabalho de acessibilidade e inclusão no Judiciário paulista segue initerruptamente há mais de uma década. “O importante é a longevidade da atuação; São Paulo está na vanguarda de toda essa política de engajamento no Judiciário”, completou o magistrado.
Na reportagem “Violência doméstica: aumenta o número de denúncias na justiça”, o R7 aponta que, no período de janeiro a agosto, o número de decisões proferidas pelo Judiciário de Ribeirão Preto saltou de 3.751 em 2021 para 6.393 em 2022. Além disso, informa que, de novembro de 2021 a maio deste ano, 107 homens foram presos por violência contra a mulher. “Esses números indicam um aumento de confiança e credibilidade da população no sistema da Justiça, na vara da violência doméstica, na Polícia Militar, na Guarda Civil, na Delegacia da Mulher; as mulheres estão se sentindo mais seguras para procurar mais a justiça e se sentindo mais amparadas pela rede protetiva”, afirmou o juiz da Vara de Violência Doméstica de Ribeirão Preto, Caio Cesar Melluso. A matéria também traz informações sobre o Projeto Efêmera, que oferece atendimento psicológico, orientação jurídica e outras formas de auxílio a mulheres vítimas de violência.

Comunicação Social TJSP – DM (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP