MUSEU

Regionalização e Memoriais

O Museu do Tribunal de Justiça, com o objetivo de preservar e divulgar a história local, por meio de busca e agrupamento do relevante acervo existente, iniciou em 2012 a instalação de memoriais que remetem à formação da cidade e/ou comarca ou, ainda, que homenageiam seus patronos. O projeto se expandiu a partir da criação e instalação das sedes museológicas nas Regiões Administrativas Judiciárias, com a finalidade de realizar mapeamento da história das regiões do Estado e dos documentos e objetos de interesse museológico presentes nas comarcas. A primeira regional foi criada em 2016, em Ribeirão Preto. Atualmente, há os seguintes memoriais instalados:

Sede Regional do Museu do TJSP na 6ª Região Administrativa Judiciária

Ribeirão Preto
Ribeirão Preto 2

Núcleo de preservação da história da região, que reúne valioso acervo das comarcas, como os processos de inventário do Padre Donizete e de trasladação do corpo da Menina Izildinha, além de máquinas de datilografia, urnas usadas em julgamentos pelo Tribunal do Júri e móveis de estilo.

Contato:

Daraj 6

Rua Luiz Barizon, 95, Jardim Nova Aliança Sul – Ribeirão Preto – SP

Telefone: (16) 3621-8988


Memorial Young da Costa Manso

Young Costa Manso
Young Costa Manso 2

Inaugurado em 13 de abril de 2015 em homenagem ao centenário de nascimento do desembargador Young da Costa Manso, patrono do Foro Regional VII- Itaquera, São Paulo-SP, o Memorial conta acervo composto por diploma, documentos, fotografias, honrarias e toga, entre outras peças.

Saiba mais:

Notícia sobre a inauguração do memorial: http://bit.ly/2EpUnDxCostaManso

Homenagem ao desembargador Young da Costa Manso pela Agenda 150 anos de Memória Histórica: https://issuu.com/tjspagenda150anos/docs/young_da_costa_manso

Notícia sobre a reabertura do Memorial: https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=82063

Acervo do Memorial Young da Costa Manso (Conheça mais sobre o Memorial Young da Costa Manso)

Currículo oficial do desembargador Young da Costa Manso (Acesse o currículo oficial do desembargador Young da Costa Manso)

Contato:

Foro Regional VII (Itaquera) – Fórum Desembargador Young da Costa Manso

Avenida Pires do Rio, 3.915 – Itaquera – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3489-2234


Memorial Hely Lopes Meirelles

Hely Lopes Meirelles
Hely Lopes Meirelles 2

A vida e obra do magistrado e jurista Hely Lopes Meirelles é esmiuçada no projeto museográfico composto por inúmeras comendas, honrarias, títulos, bibliografia e acervo pessoal do homenageado. Detalhes sobre a inauguração do memorial: http://bit.ly/2JiZSrbHelyLopes

Contato:

Fórum Hely Lopes Meirelles

Viaduto Dona Paulina, 80 – 3º Andar – Centro – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3242-2333


Fórum Museu de Pitangueiras

Pitangueiras
Pitangueiras 2

Projeto único, em parceria com a comarca, que conta a história por meio do acervo da região e de homenagem ao patrono do fórum, desembargador Walter Xavier Homrich, e ao ministro Sydney Sanches, cidadão Pitangueirense.

Contato:

Fórum de Pitangueiras

Rua Dr. Euclides Z. Caldas, 713 – Centro – Pitangueiras – SP

Telefone: (16) 3952-1115



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP